segunda-feira, 27 de março de 2017

PRIMEIRAS IMPRESSÕES: Antologia "Entre Amigos" - Vários Autores | Editora Sinna

Olá meus queridos! O post de hoje é uma pequena análise sobre a antologia lançamento da Editora Sinna, parceira aqui do blog. Li 3 contos e venho adiantar-lhes o que esperar dessa obra.

TÍTULO: Entre Amigos
AUTOR: Vários Autores
PÁGINAS: 120
EDITORA: Sinna
Amigos são capazes de cometer loucuras. Não devem, mas se despedem. Misturam as estações e se amam. São a salvação um do outro. Fazem sacrifícios. Colorem a vida. Mostram o que realmente importa para ser feliz e, às vezes, infelizmente partem para sempre ao cumprirem suas missões aqui. Mesmo assim, a vida Entre Amigos é mais feliz.

A antologia Entre Amigos é um lançamento da Editora Sinna e com 120 páginas reúne 20 contos de diversos autores nacionais. Passando por diversos gêneros dentro da ficção, a obra tem uma diversidade louvável.

É impressionante como um tema tão comum apesar de especial, consegue nos mostrar e ensinar tanto. Resolvi trazê-los minhas primeiras impressões baseadas em 3 contos lidos até o momento. E é exatamente disso que estou falando: três contos que mostram de diferentes formas a importância que a amizade possui em nossas vidas.

O primeiro conto lido é também o primeiro da obra: Amizade de Férias de Ayumi Teruya. O conto traz a essência de uma verdadeira amizade que se inicia desde a infância. Aquelas amizades conquistadas nas férias e que superam distâncias. Os protagonistas Carla e Pedro se encontram todas as férias escolares para viverem juntos as mais divertidas aventuras. Um acidente inesperado com um deles acaba trazendo uma mudança que carregará pelo resto de sua vida. Uma amizade verdadeira faz toda a diferença em momentos de mudanças e de enfrentar as dificuldades que a vida lhe reservará.

Logo após li "- Está pronto?" de Wesley Mendonça. Tiago e Fael são aqueles amigos inseparáveis que fazem tudo juntos, que dariam a vida um pelo outro. Ao decorrer dos anos surgem descobertas confusas que poderão afetar ou não a amizade dos rapazes. Narrado por Tiago, o conto traz rapidamente um tema muito bacana que já vi em um livro anteriormente e que precisa ser abordado mais vezes: doação de órgãos. Preciso dizer que amei esse conto e o final é surpreendente!

O terceiro conto foi escolhido a dedo! Missão humanitária para um amigo é o conto do amigo e parceiro Marcio Zanini. Narrado em primeira pessoa, acompanhamos a crise de Fábio, um homem que serviu ao exército durante anos com missão na África e agora, ao retornar, não consegue se encaixar ao modo de vida das pessoas atualmente. Seu melhor amigo, assim como todos, parece estar mais apego às amizades virtuais e exibição gratuita do que a verdadeira essência da coisa. Mas será que Fábio é que tem que maneirar no "drama" e se adequar ao mundo que deixou pra trás? O conto traz uma reflexão bacana que merece atenção.

Ao concluir a obra trarei a resenha completa, obviamente analisando o livro de forma geral. Achei importante dissecar os 3 contos dessa forma para vocês sentirem o quão boa a antologia está se mostrando nesse processo de leitura. Trarei as novidades de seu lançamento físico em breve!

Espero que tenham gostado. Beijo na alma!

27 comentários:

  1. Olá, contos são maravilhosos de se ler, talvez seja por ser tão pequeno, mas ao mesmo tempo, trazer tamanhas reflexões para nós, o conto tem este caráter 'menos e mais'. Adoro conhecer obras de autores nacionais, pois valorizo muito o que é nosso rs, dica anotada!
    Abs
    www.entrelinhaseafins.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adoro contos e amei a forma que você descreveu estes. Dica mais que anotada. Seu blog é maravilhosos e suas resenhas são sensacionais.
    Parabéns, Rodrigo!

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    EU não sou muito fã de contos, pois sempre espero mais do que eles podem oferecer. No entanto, mesmo sendo pequeno, achei profundo e cheio de significado, talvez esta obra faça a diferença.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A antologia esta bem diversificada mesmo. :)

      Excluir
  4. Olá, Rodrigo!
    Fico imensamente feliz ao saber que gostou do conto 'Está Pronto?'. Esta antologia está recheada de contos incríveis, capazes de levar o leitor do riso às lágrimas em segundos.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha o parceiro de contos ai. :) Aliás, parabéns pelo Trono dos Bruxos :)

      Excluir
  5. Fico muito feliz ao saber que gostou do meu conto :3 A amizade é assim, supera barreiras, custe o que custar! Tenho certeza que você vai se apaixonar pelos outros contos, estão maravilhosos!
    Beijos, Ayumi Teruya.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos no mesmo livro Ayumi :) eeeeeeeeeeeeee \o/

      Excluir
  6. Olá Rodrigo!
    Adorei a sua resenha e fico feliz que os contos estão te conquistando. Espero que meu conto também possa ganhar um lugar em seu coração.
    Um brinde à amizade.
    Juliana Lima.

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Achei bem interessante a premissa da obra e as várias formas que o tema amizade é abordado nos contos.
    O que mais me chamou a atenção dos que você apresentou aqui foi o último do Marcio Zanini. Isso porque aborda e nos faz refletir sobre um tema atual que é a virtualização dos relacionamentos.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que fofura <3 Obrigado. Fico muito feliz que tenha interessado. :)

      Excluir
  8. Olá Rodrigo, tudo bem?
    Sabe, eu adoro livros de contos. Não sei porque sou tão fissurada neles, mas acho que isso não é coisa que se explica, apenas se sente não é?
    Amei ler as suas impressões porque você pareceu bem interessado e fisgado pelo livro e nos levou a conhecer melhor a obra antes de adquiri-la. Aguardo sua resenha, mas esse livro já vai para a minha lista de leituras
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá! Não conhecia essa antologia, mas o tema amizade sempre rende muuuita coisa, né?
    Por ironia, o conto que mais me chamou atenção foi Missão humanitária para um amigo que é do autor recentemente publicado pela Xeque-Matte, parceira lá do blog! Esse mundo da Literatura sempre nos surpreendendo ♥

    ResponderExcluir
  10. Olá, amo contos e amo livros que falem sobre amizade, então essa é uma antologia que quero muito ler. Esse terceiro conto foi o que mais chamou a minha atenção, gostei bastante da premissa dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu coração acelerou com seu comentário \o/ eeeeeeeeeee :) <3

      Excluir
  11. Oi. Não conheço a editora, apesar de já ter visto divulgação desse livro. Vou aguardar pela resenha completa, mas dos três contos que você trouxe, curti Amizade de Férias.

    ResponderExcluir
  12. Me sinto sempre honrado quando o Rodrigo fala de mim no blog. :) \o/

    ResponderExcluir
  13. Oie
    que legal o que leu até agora, parece ser uma leitura gostosa, eu adorei a capa e espero ver a resenha em breve aqui sobre sua conclusão, e boa sorte no restante da leitura

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu não sou uma boa leitora de antologias, e realmente o livro não é muito o que eu gosto de ler, mas vou aguardar a sua resenha antes de formar uma opinião

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Marcio, tudo bem?
    Que coincidência, estava conversando esses dias mesmo sobre doação de órgãos. As pessoas não têm noção de que até pele pode ser doada. Muitas vidas podem ser salvas, esse é um grande gesto. Acho que esse conto me emocionaria também. Adoro quando os livros falam sobre amizade, é um sentimento lindo. Temos sorte se encontrarmos aquelas verdadeiras, que duram para sempre. Eu não tenho costume de ler antologias, mas vou indicar com certeza, gostei muito da dica e do tema. Suas impressões ficaram ótimas!!!

    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Tenho muito curiosidade sobre essa antologia e a temática é bem interessante, vou acabar adquirindo logo meu exemplar.

    ResponderExcluir
  17. Que bom que até agora o saldo foi positivo, eu adoro antalogias e não conhecia essa. Obrigada por me apresentar . Quero muito ler o conto da doação de orgãos.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir

TWITTER