segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

RESENHA: Peça "Hamlet" de William Shakespeare

Olá seus lindos, como estão!? Hoje trago uma resenha bem legal de uma das peças mais conhecidas do planeta, sendo assim, seu autor um dos mais famosos também! Olha a responsa hein! Vamos lá então...

Hamlet é uma das peças (tragédia) mais conhecidas de Shakespeare, foi escrita por volta de 1600 e traz o homônimo como personagem principal. Um jovem príncipe cuja vida toma um rumo inesperado após o assassinato de seu pai, o Rei, seguido do casamento da mãe, a Rainha Gertrudes, com seu tio Cláudio, este assim tornando-se o novo rei da Dinamarca, local onde a história se passa.

Após o aparecimento do fantasma do pai acusando o tio de ser o autor do crime, Hamlet entra em uma confusão de pensamentos, incluindo um plano de vingança que monta, meticulosamente, para desmascarar o tio. O primeiro passo é montar uma peça de teatro (grande evento na época) para dentro da história enfatizar o escândalo da tragédia e suas consequências no reino.

Hamlet tem um suposto caso de amor com Ofélia, filha de Horácio, o conselheiro do rei. Em meio aos devaneios que se encontra, Hamlet faz uma aparição um tanto quanto polêmica para a moça, que devota ao pai, lhe conta tudo o que gera um grande burburinho sobre o estado mental do príncipe.

Hamlet é sarcástico, inteligente e muito meticuloso, sempre medindo as consequências previamente de seus atos. Mesmo assim não consegue conter a grande bagunça que sua vida se torna com a sede que tem de vingar a morte de seu pai. Será que Hamlet fica realmente louco como todos especulam? Independente desta resposta preciso ressaltar que o cara é o melhor personagem ever! ahaha

Não foi minha primeira vez lendo uma peça, mas foi minha primeira vez com Shakespeare (soou estranho né?). O motivo da leitura foi trabalho acadêmico, confesso. Mas deu pra ver que o saudoso autor faz jus a fama que tem. A trama muito bem montada traz ótimos personagens e um drama que varia de lindo e triste à engraçado. Os solilóquios do teatro (monólogo) são bem presentes nesta peça, e é nele que Hamlet cita a icônica frase: "Ser ou não ser, eis a questão". Sério, é muuuuito boa.

Confesso que deu vontade de me aprofundar nas outras obras de Shakespeare, e irei! E você, gostou da resenha? Não esquece de comentar hein!? Beijo na alma e até a próxima!

13 comentários:

  1. Olá,

    Sempre quis ler essa obra do autor, mas ainda não tive a chance. Eu costumo ter problemas com leituras em forma de peça, mas farei um esforço por esse. Gostei muito de ler suas impressões.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  2. Hey!
    Eu tenho uma edição desse livro aqui em casa que está encalhada para ler há anoooos, e esse ano estou querendo ler mais clássicos, sabe? Então acho que é uma boa hora de tirar a poeira do livro e ler hehehe. Adorei a resenha, me deu vontade de ler logo ☺ Flores no Outono 

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    A primeira vez que li Hamlet foi pelo mesmo motivo que você. Foi maravilhoso poder analisar cada ato com pessoas que entendiam bem o assunto e escutavam os comentários dos alunos (pobres iniciantes) lemos outras também, mas essa foi a que mais me prendeu. Acredito que pela intensidade da escrita e o simbolismo da peça. Eu curti muito essa leitura e super recomendo aos que ainda não conhecem. Parabéns pela resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu amo Shakespeare, amo essa peça, já li e reli inúmeras vezes e impressionante como é atemporal, dramática, forte.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    A única peça que li de Shakespeare foi Romeu e Julieta e mesmo assim achei um pouco difícil, então te dou os parabéns por ter lido Hamlet (relaxa que eu sei que foi um trabalho, mas mesmo assim)
    Amei sua resenha!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Eu não sou uma grande fã de Shakespeare, apesar de uma de suas peças figurar entre os meus livros preferidos: Sonho de uma noite de verão. No entanto, Hamlet tá na minha lista há bastante tempo e tenho quase certeza de que irei gostar pra caramba!

    ;*

    ResponderExcluir
  7. Olá, como vai?
    Não é atoa que o Shakespeare é tão famoso né?
    As histórias dele são únicas e surpreendentes, e muito imitadas ao longo dos anos.
    Mas minhas história preferida é Macbeth <3
    Parabéns pelo post e amei a foto <3 Muio top.
    Beijo
    https://qadulta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Como você mesmo disse essa peça é uma das mais famosas de Shakespeare e apesar de conhecer a história nunca li, mas quero muito, pois acho o autor incrível e gostei muito do pouco que já li dele.

    ResponderExcluir
  9. Já tentei ler hamlet, na edição da lpm, mas foi forçado no ensino médio, acabei tendo trauma da escrita do william kkkkk

    ResponderExcluir

  10. Oiii.
    Li esse livro já tem um tempinho quando eu ainda estava no ensino médio. Eu adoro Shakespeare ele é um dos meus autores clássicos favoritos,estou precisando reler as obras que já li para relembrar os fatos.
    Amei a resenha.
    Abraços Mary.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Gostei muito da resenha. Não são todas as peças de Shakespeare que tenho vontade de ler, mas Hamlet é uma delas, sempre tive curiosidade para conhecer mais da tragédia, espero conseguir ler logo :)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Eu morro de vontade de ler Shakespeare, mas confesso que tenho "preguiça". Eu não tive uma boa experiencia com peça, demorou muito para finalizar e em meio a correria do dia a dia (e com filho pequeno) eu não acho que consigo me dedicar a concentração necessária para a leitura... Mas ainda leio, um dia com certeza kkk

    Bjus

    ResponderExcluir
  13. Oiii Rodrigo tudo bem?
    Fiquei bem feliz em ler a sua resenha, essa é uma obra que vale ouro, é m clássico e tanto, um dos autores que tenho tamanha admiração, ótima resenha e achei engraçadinha a sua foto.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir

TWITTER