segunda-feira, 4 de julho de 2016

RESENHA: Livro "Mãos Livres" de Francine S. C. Camargo

Olá meus queridos! Quanto tempo não apareço hein!? Lembram da correria que sempre falo? Agora tá frenética! Mas tentarei, com as férias, reorganizar meu tempo e minhas prioridades para que o blog tenha vida ativa novamente. Mas as leituras não pararam, inclusive hoje trago-lhes a resenha de um livro muito bacana que li nesse último mês. Confiram!
Mãos Livres é um livro lançado pela editora Chiado e reúne 26 contos e crônicas da autora parceira Francine S. C. Camargo. Você pode conferir um pouco mais sobre a autora neste post AQUIO exemplar foi cedido pela Francine, a quem agradeço imensamente o carinho e confiança.
Os dois gêneros textuais utilizados na obra já são por si só atrativos e agradáveis. Geralmente curtos, são lidos facilmente num intervalo entre atividades, numa fila de espera, ou no trajeto para o trabalho/faculdade. Foi exatamente dessa última forma que rapidamente devorei este livro. 

A Autora utiliza de experiências pessoais para escrever seus textos e assim surge o mais interessante de suas histórias: a realidade, o cotidiano, as tristezas e alegrias que a vida nos reserva. Sem deixar de lembrar das inusitadas e cômicas surpresas que o destino têm sempre ali escondido no bolso, pronto para brincar com a gente.

Claro que há lugares, nomes e histórias fictícias, mas sempre com aquela assinatura da autora, que na apresentação já nos deixa bem à vontade, como uma desconhecida que nos convida a entrar na sua casa, oferecendo conforto e atenção, mesmo sem sabermos nada sobre ela. Francine nos deixa conhecê-la, quase como um amigo que nos diverte com uma boa conversa, ou nos faz chorar com seus problemas, como na crônica "Todos temos aquele amigo".

A Narrativa da autora é gostosa, e sim, às vezes poética. Não se faz difícil entender, mas não deixa de ser bela, pela simplicidade ou pela leveza. Difícil é escolher qual crônica ou conto é o melhor, mas é facinho guardar alguns na mente. Indico "Colo de mãe" que me arrancou aquela lágrima de emoção que nem toda história de uma página e meia consegue arrancar. Indico "Mulher, Mulher" que rendeu um quote maravilhoso para a minha fanpage. Indico "A revolução dos livros" que é quase uma fábula, não chega a ser engraçada, mas me abriu um sorriso por ser tão lindo.

Enfim, indico o livro "Mãos Livres" como leitura obrigatória para você que curte o gênero. Aquele livro que infelizmente é curto, mas cabe fácil na sua bolsa, mochila ou pasta de arquivos. A Editora Chiado que já é parceira do blog, mais uma vez fez um ótimo trabalho na diagramação, o que tornou a leitura ainda mais agradável. 

Espero que tenham gostado da resenha e indicação. Convido-os a conhecer melhor o trabalho da autora nos seguintes links:


Beijo na alma gente linda! Até logo!






15 comentários:

  1. Oiii Rodrigo,como vai?
    O tema em si realmente não me interessou muito, só fiquei contente e leria por ser uma obra de contos, que sou completamente apaixonada. Bom, parabéns pela resenha e anotei mesmo assim a dica.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu não gosto muito de contos e nem de crônicas, então preciso dizer que essa dica eu vou deixar passar =[
    Ainda assim fico feliz que você tenha curtido a leitura e espero que consiga tempo para o blog, a correria do dia a dia é osso mesmo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Hmmmm...obrigada, obrigada, obrigada! Curti cada palavra da resenha, foi muito especial! Um beijão.

    ResponderExcluir
  4. Oie tudo bem Rodrigo? Faz tempo que não passo por aqui. Já ouvi falar muito bem da autora, espero conseguir tempo pra ler ele logo. Ando tão cheia de livros não lidos na estante que dá até medo kkkkk

    ResponderExcluir
  5. Oiiii
    Gosto bastante de contos. Não conhecia a autora.
    Histórias curtinhas são boas para quebrar o ritmo e sempre nos surpreende.
    Muito boa sua resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oie
    ouvi falar no livro algumas vezes e parece ser uma leitura interessante para refletir e ao mesmo tempo relaxar, ainda mais que a narrativa é meio poética, bem legal sua resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Tenho visto comentários tão positivos sobre esse livro que fico cada vez mais tentada a ler essa obra. Gostei da sua resenha, pois agora sei o que esperar da obra.

    Grande Abraço
    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro contos e crônicas, e não sabia da existência desse livro. Super adorei e vou anotá-lo na wishlist
    Beijos

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da dica. Ainda não conhecia o livro, mas acabei me interessando.

    A correria também me pegou de jeito esse mês e o blog ficou meio caído.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Rodrigo, sou louca por crônicas, é realmente um gênero muito leve e rápido. Gostei do livro e com certeza vou ler. Sua resenha ficou ótima! Beijoos

    ResponderExcluir
  11. Rodrigo, parece ser um livro interessante.
    Não sei se iria gostar tanto das partes das crônicas, mas os contos provavelmente me encantariam.
    Gostei da dica.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  12. ah, eu adoro livros de contos, acredito que iria curtir essa leitura ^^
    A Chiado tem ótimos títulos no catálogo, vou me atentar no próximo pedido pra solicitar esse...
    bjs :D

    ResponderExcluir
  13. Oioi! Tudo bem?
    Não conhecia o livro "Mãos Livres" e achei interessante a premissa.
    Eu nao sou mto de ler contos, mas esse a temática me deixou curiosa e queria saber mais do livro.
    Bom para passar um tempo mesmo, valeu a pena essa dica.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  14. Gosto de crônicas e contos, essa leitura rápida é interessante, pois causa, por vezes, a depender de como a temática é tratada, um impacto forte. Apreciei a indicação, vou pesquisar mais.

    ResponderExcluir
  15. Ótima dica de leitura, eu gosto de ler cronicas de vez em quando, e os livros da Editora Chiado trazem bons autores. Dica anotada. Bjaks

    ResponderExcluir

TWITTER