segunda-feira, 25 de julho de 2016

RESENHA: Livro "Mulheres que não sabem chorar" de Lilian Farias

Atenção Leitores! Hoje venho muito feliz trazer-lhes a resenha de um livro fruto de uma parceria que deu super certo. Mais uma leitura que veio com um presente para mim. Bom, vou deixar de enrolação e deixar pra vocês com mais esse post que escrevo com tanto carinho...

Mulheres que não sabem chorar é um drama com temática LGBT escrito pela Lilian Farias, autora parceira do blog,  que também escreveu O céu é logo ali que você pode conferir a resenha feita por mim clicando AQUI.

A obra conta a história de Ana, Marisa e Olga. Três mulheres com vidas absolutamente diferentes mas que passam, como todas as mulheres, por atribulações na vida que as fazem guerreiras, humanas e vítimas! Vítimas do machismo e dos hábitos porcos que assolam nossa cultura. O Destino também não é o melhor amigo dessas personagens. Mas nem tudo é tragédia. Os fins são sempre diferentes dos meios.

Ana tem um passado aterrorizante mas luta diariamente para mais do que sobreviver, ela quer viver! Encontrar alguém para amar, fazer o bem ao próximo e vencer todos os dias a insistente batalha cravada com suas lembranças. Sua família é totalmente desestruturada e a distância de cada membro dela ajuda a mantê-la sã. O que ela não esperava era provar de um sabor agridoce na sua vida : O amor e a vingança. Ambos apareceriam quase simultaneamente e ela absolutamente não estava preparada para nenhum dos dois.

Marisa é uma mulher de 55 anos, viúva, mãe exemplar, bem sucedida nos negócios e mantém aquela pose de arrogância que para alguns reflete a autoconfiança. Pode ser que esses alguns estejam certos. Ou não. Na verdade a vida adulta de Marisa até então não havia lhe apresentado surpresas, fazendo dela dona do próprio destino, munida sempre com seu punho de ferro, seja na vida pessoal ou profissional.

Olga é o oposto de Marisa. Quase vencida pelo vício do álcool, a mulher de 50 anos foi abandonada pelo marido, logo após pela única filha e os amigos já não a queriam por perto. Só restou ela mesma, por si só. Na verdade não sobrou nada. Sem nenhum pingo de amor próprio ou controle de sua própria vida, Olga vivia suscetível a tudo de ruim que passasse por perto. Vivia sendo roubada, abusada e humilhada. Na sua rua era alvo de chacota e motivo de vergonha para a vizinhança.

Agora imagine a vida dessas três personagens se entrelaçando. Cheias de histórias para contar, cada qual com suas bagagens, seus dramas e cicatrizes. Alguma dessas em processo de cura, outras prestes a serem retocadas e umas que ainda nem sabem que vão existir. Nem conseguia imaginar o futuro que elas teriam, mesmo devorando mais da metade do livro. Acredite, é o tipo de incerteza mais gostoso (se não único) que existe: Não saber o que as próximas páginas lhe reservam.


A narrativa da autora já conhecida por mim, mesmo sabendo da profundidade de sua escrita ainda assim conseguiu me surpreender. A obra traz muito mais que histórias sobre mulheres descobrindo ou esquecendo o amor. Existe uma trama que lembra bons romances policias e um erotismo que ainda não havia experimentado nas minhas leituras: o amor e o sexo lésbico. E digo: as cenas são tão picantes quanto lindas.

O desenrolar da trama foi muito interessante mas o final foi arrebatador. Terminei e fiquei olhando para o "nada" por algum tempo. Já esperando que a famosa ressaca literária fosse me visitar mas ainda bem que ela não veio. A Lilian Farias provou com essa obra o quão potente é seu talento para a escrita e o quanto me cativou com as Mulheres que não sabem chorar. Agradecerei eternamente por me confiar analisar seu trabalho.

Os capítulos do livro são divididos com nomes de flores. O significado de cada uma delas carrega referências às histórias que ajudaram a autora a se inspirar para escrever a obra. Fisicamente posso dizer que o livro é perfeito. Diagramação confortável e bonita, sem erros ortográficos encontrados e a arte da capa está incrível! A Giz Editorial fez um ótimo trabalho com o material.

Espero que tenham gostado da resenha. Segue alguns links importantes sobre a autora e sua obra.
Beijo na alma!

28 comentários:

  1. Já vi outras resenhas, parece bom, mas foge um pouco das temáticas que eu leio.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa que maravilha. Eu nunca tinha listo uma resenha tão bem esclarecida desse livro e adorei. Eu já tinha vontade de ler ele, agora muito mais. Ótima a parabens.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Já vi em outros blogs a resenha desse livro também, e só vejo comentários positivos.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    blog-myselfhere.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Já havia visto este livro antes e não sabia que a história era tão cativante, fiquei muito curiosa para saber mais. Dica anotada.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  5. Oiii Rodrigo, como vai?
    Rapaz eu estou louquinha para ler esse livro ja, a escrita da Lilian é fabulosa, e essa é a única obra que não li da autoria dela. Parabéns pela resenha, está incrível.
    Beijinhoss

    ResponderExcluir
  6. Parabéns para a autora, o livro ta lindo ♥
    Infelizmente nunca li nada dela mas esse livro é um que pretendo ler.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  7. Ai queria tanto ler esse livro.
    Parabéns pra vcs
    Bjs
    www.mundoliterando.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Rodrigo tudo bem, eu tentei ler esse livro, mas faltou algo que não me chamou a atenção, mas gostei muito da sua resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Já tinha visto o livro e até me interessado em se tratando de capa e título, achei tudo muito delicado, mais não imaginei que a premissa fosse tão emocionante. Preciso ler, e tenho certeza que vou amar! Parabéns pela resenha! Beijoo

    ResponderExcluir
  10. Oie
    eu li o livro faz um tempo e foi uma leitura que me chocou muito e me fez chorar horrores, sério, muito marcante, que resenha mais legal, gostei

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Rodrigo, estou mega curiosa para conhecer essa história e a escrita da Lilian.
    Adoro a premissa das três personagens e acredito que vou adorar e me surpreender muito com ela.
    Será minha próxima leitura.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu nunca li nada da autora, mas confesso que esse livro me deixou em cima do muro. Ainda não sei se quero ler ou não, rs. Acho interessante as temáticas abordadas, mas isso de cenas picantes e talz, não curto muito nos livros. Talvez eu leia por curiosidade futuramente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Hello! Tudo bem?
    Não conhecia o livro Mulheres que não sabem chorar, achei a premissa interessante e a capa está bem lindinha.
    Adorei a resenha, deu pra conhecer bem o livro e fiquei curiosa com os significados que cada uma carrega.
    Valeu pela dica.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  14. Oi, Rodrigo, seu texto ficou show! Toda as resenhas que vejo desse livro são enfáticas quanto a sua beleza narrativa e história emocionante. Gostei da forma como você apresentou cada personagem, ajudou a nos dar uma visão ampla de cada uma. Quero muito ler esse livro... Espero que seja em breve! bj!

    ResponderExcluir
  15. Olá Rodrigo, ainda não li nada da autora, mas fiquei bem curiosa com o enredo deste livro, as protagonista parece terem personalidade bem construídas e não vejo como elas se entreligam *-* Vou anotar a dica e espero poder lê-lo em breve.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  16. Eu já imaginava que os livros da Lilian fossem profundo pelo blog dela.
    Tenho muita vontade de ler esse livro e espero fazer isso o mais rápido possível.
    beijos, beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi!

    Já li este livro e assim como você gostei bastante, não me prendi muito ao romance das protagonistas, mas a história por trás de tudo foi impactante e envolvente.

    ResponderExcluir
  18. Oi Rodrigo, tudo bem?
    Eu já vi várias resenhas desse livro e me pergunto o motivo de ainda não tê-lo lido. A história me chama bastante atenção e toda a premissa também. Espero conseguir lê-lo esse ano.

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Parabéns pela resenha! Já ouvi e li muito a respeito dessa autora e desse livro e, a cada nova resenha, só vejo elogios e mais elogios! Esse livro já está na minha lista de leituras e só tenho mais vontade de lê-lo. =)

    ResponderExcluir
  20. Obrigada pela resenha, espero ter o privilégio de tê-lo como leitor de todos os meus livros.

    ResponderExcluir
  21. Desde a primeira vez que vi esta capa eu tenho vontade de ler o livro mas, infelizmente, a minha lista de leituras tá transbordando! Pelo todo entusiasmo que tu emanou me da a impressão que eu preciso largar todos os outros livros e ler este imediatamente, haha. A temática LGBT me chama muita atenção na litertatura, mas são poucos os autores que conseguem trabalhar com este tema sem usar e abusar dos clichês. O fato de ter flores (eu amo flores, mesmo que me lembrem a velório) como título dos capítulos me é algo totalmente original, o que só aumenta minha vontade de trapacear minha TBR, haha. Muito boa a resenha e como tu disse: beijo na alma!

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem?

    Este livro está na minha lista, eu até comprei o e-book na amazon, mas tive que remover meu app do kindle no celular. (Infelizmente ainda não tenho um leitor) Mas pretendo compra-lo novamente. Adorei sua resenha, ficou muito esclarecedora, dando importância a vários pontos importantes da trama, só despertando ainda mais meu interesse. Resenha maravilhosa. Parabéns!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  23. Oi Rodrigo, confesso que fiquei com medo de ler tua resenha, estou com o livro e está entre minhas próximas leituras (estava com medo de spoilers :P)... Mas amei teu texto, me fez ter a certeza que uma ótima leitura me aguarda e você conseguiu passar tudo isso, sem spoiler. Perfeito. Já tinha achado a premissa interessante, e só vejo comentários positivos da Lilian, então... A curiosidade tá a mil, será minha primeira leitura da autora. bjss

    ResponderExcluir
  24. Infelizmente ainda não tive o prazer de ler nenhuma obra da Lilian, apenas os textos que ela publica no blog, que aliás, são ótimos. Tenho lido ótimas resenhas a respeito deste livro, e confesso não me surpreendo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  25. Oi Rodrigo, esse livro foge ao meu gosto literário, mas pelo que você falou imagino que você tenha aproveitado bastante a leitura. Esse é uma tema forte e ao mesmo tempo delicado de ser abordado.

    Beijos,
    sigolendo.com.br

    ResponderExcluir
  26. Acho a forma que a Lilian tem de desenvolver as histórias é extremamente empolgante e interessante. Já li outro livro dela e não me espanta você ter gostado tanto.

    ResponderExcluir
  27. Olá,
    Não conhecia este livro dela!
    Pela sinopse este livro tem tudo para ser dramático e apaixonante.
    Também tenho que mencionar que amei a diagramação da capa, tá simples e linda!

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  28. a lilie é uma autora MARAVILHOSA, adoro ela como pessoa e como escritora.

    ResponderExcluir

TWITTER