segunda-feira, 14 de março de 2016

RESENHA : Livro "Estação Terra" de Odimer F. Nogueira

Olá pessoas! Como vai o início de semana?
Hoje é dia de resenha e dessa vez trago-lhes uma que é fruto de uma parceria com o autor Odimer F. Nogueira, o qual vos lhes apresentei nesse post AQUI.
Vamos lá?

Num contato imediato de terceiro grau com um terráqueo, uma raça de homens transgênicos, com qualidades morais superiores à raça humana, retorna do seu tempo (futuro em relação ao tempo presente desta dimensão), para entender e resgatar a sua origem.
No entanto, esse contato pode incorrer na extinção da sua espécie, na medida em que o seu criador – o terráqueo - não conseguiu ainda transcender as limitações de sua mediocridade humana. Conseguirá essa raça superior sobreviver à ignorância humana? Um suspense inteligente permeia toda a aventura empolgante e instigante, do início ao fim, numa mistura provocadora de ficção e realidade, na medida certa.
Estação Terra é um livro de ficção científica com abordagem na Ufologia, escrito por Odimer F. Nogueira. A Obra lançada em 2015 mescla fatores realistas com algumas crenças baseadas nos contatos feitos por seres extraterrestres. O Livro possui 168 páginas e é narrado em terceira pessoa.

Hermes é um veterinário e proprietário de uma fazenda numa cidade fictícia nominada Meriaqui, na região Cento-Oeste do Brasil. Faz um minucioso trabalho com reprodução assistida na espécie bovina de sua fazenda com a ajuda de seu empregado, um vaqueiro. Sua vida tanto em casa quanto no trabalho levava uma rotina normal, até aquela lua cheia de Agosto de 1999...

Nesta fatídica noite voltando para casa, Hermes teve seu primeiro contato com os "visitantes". Nada que ele pudesse explicar de fato. Apenas foi surpreendido por um clarão, no que seria a nave dos visitantes estabelecendo o primeiro contato e um "branco" na memória de Hermes que durou 3 horas. Foi inexplicável, ele só entendia que alguma coisa tinha acontecido, mas não sabia como, ou quem, de onde nem o porquê!

Depois do acontecido, demorou anos até que o segundo contato fosse estabelecido e tudo fosse esclarecidamente explicado ao fazendeiro. Ele tinha uma missão! Trazida com detalhes por um ser de outro Planeta, especificamente de Marte : Willson.

Willson veio de Oásis, o quarto planeta do sistema solar, o que nós chamamos de Marte. Vindo do futuro trazendo a missão que Hermes teria que executar. Tal missão tem o objetivo de salvar a espécie Oasiana. Mas aí você se pergunta : salvar de quê ou de quem? A Resposta é simples : Salvar sua própria criação. Ele veio de um futuro real mas que necessita da execução desse plano, presente para nós (e passado para eles) para a existência de sua espécie.

A Espécie oasiana é criação dos próprios humanos. Anatomicamente parecidos, mas com algumas mudanças que nos revelam certa familiaridade com histórias sobre extraterrestres : O olho avantajado, corpo esbelto ,a boca pequena e a cor da pele esverdeada. O Melhor de tudo é como essas características já tão idealizadas por nós, seja nos filmes, desenhos ou quadrinhos, são bem explicadas e coerentes. É como se contasse a verdadeira origem dessa espécie numa história original!

O Livro NÃO é uma espécie de novela, com reviravoltas ou altos e baixos, a história segue uma linearidade de explicações e teorias sobre a existência dos seres de "outro planeta". Mas isso não deixou o enredo arrastado pois esperamos a todo momento que a missão dê certo(ou não).  Fãs de ficção científica em geral, podem encontrar um pouco de dificuldade para lidar com alguns capítulos específicos onde a história PEDE um texto mais teórico. Mas se você realmente for interessado por Ufologia, ou apenas um curioso (no meu caso) será interessante percorrer esse meio para chegar ao fim. Resumindo: definitivamente não é um livro para leitores preguiçosos!

Em meio a complexidade de termos científicos a obra traz reflexões que apontam o dedo no nariz dos próprios humanos. Cuspindo na nossa cara o egoísmo, a ambição por poder e a destruição que causamos não só a nós mesmos, mas deliberadamente em qualquer outra espécie, nem que seja de nossa própria criação. 

Deixo aqui meu agradecimento ao autor que me convidou a ler e resenhar sua obra. Foi um desafio, o que consequentemente foi um prazer tê-lo feito. O Livro foi cedido pelo próprio autor. A capa tá muito massa e a diagramação sempre muito boa da Editora Chiado. E vocês caros leitores, aguardem que brevemente estarei sorteando um outro exemplar. Falta só preparar o sorteio.



Espero que tenham gostado e entendido a resenha. Não esqueçam de comentar. Beijo na Alma de todos!


25 comentários:

  1. Oi Rodrigo, parabéns por essa parceria. Não conhecia o livro, mas parece mesmo ser bem interessante. Ah, adoro ficção cientifica. Também gostei da capa escolhida. E claro, entendi e gostei bastante de sua resenha.
    beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oiiii,

    Bom nem preciso falar que adorei sua resenha não e mesmo? Você escreve muito bem, parabéns. Quanto ao livro, a premissa e muito interessante, mas não e meu gênero, acho difícil eu ler por ora, mas quem sabe mais para frente não e mesmo???

    Beijinnhos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rodrigo, esse livro parece ser demais, com essas coisas de outros planetas e missões. Mas confesso que não sou muito adepto a esse tipo de leitura e com certeza acharia cansativo, e olha que não sou um leitor preguiçoso não.

    Até mais, Davidson.
    http://www.meninoliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii Rodrigo, tudo bem? Que livro é esse? Me encantei completamente, gostei muito do tema em que abordou, ele é bastante evitado ou banido atualmente,as pessoas evitam mesmo, é sempre bom ver que ainda existe livros novos assim. Gostei muito, esperarei pelo sorteio para participar.
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Premissa interessante, logo me chama a atenção. E nunca li nenhum livro com a trama desse jeito, então acho que é uma boa opção pra quando eu tiver tempo. Agora preciso ter tempo hahaha

    Abraços,

    Pedrim
    http://pedrimoliveira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bom?
    Parabéns pela parceria. Confesso que não me interessei pelo livro :/ Mas isso é porque não faz mesmo meu estilo de leitura, se muito li foi somente um livro com essa temática, rs. Não me atrai muito. Deixo a dica passar, beijos! Flores no Outono

    ResponderExcluir
  7. Oii!

    O livro parece ser bem legal, mas eu já não gosto muito desse gênero...

    Vitória, www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  8. Sempre que venho aqui, me deparo com livros que nunca ouvi falar, mas que me interessam de imediato. Adoro temas Ufologia, são sempre tão surpreendentes e este livro parece ter uma pegada reflexiva genial.
    Ótima dica, já anotei pra mim.
    Abraço
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  9. Esse não seria lá um livro que me cativaria tanto, é difícil eu conseguir gostar de um livro que aborde temas como os de Ufologia.

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  10. Não é o tipo de enredo que estou acostumada a ler, acho que li apenas um livro com enredo que se assemelhe. Então, é algo bem ‘novo’ para mim, digamos assim. Leria sem problemas. A capa não me agradou muito, mas o enredo chamou atenção. Gostei de saber que haverá sorteio.

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Não ouvi falar nem do livro e nem do autor.
    Ele não faz meu gênero, e pela resenha/sinopse ele não me agradaria muito.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela parceria.
    Ainda não conhecia o livro e nem o autor, mas fiquei muito curiosa para ler esse livro apesar de não ter o costume de ler esse gênero.
    A resenha está muito boa, expondo todos os detalhes necessários, mas sem nenhum spoiler.
    Beijos

    blog-myselfhere.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá Rodrigo, adorei a resenha. Não conhecia a obra e nem o autor, e embora eu não goste muito da temática abordada, gostei do enredo.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  14. Rodrigo, fiquei muito interessada no livro! Venho conhecendo os livros da editora há pouco tempo, e tenho me deliciado!

    ResponderExcluir
  15. Oi Rodrigo, tudo bem?
    Parabéns pela parceria! Gostei muito da sua resenha, achei muito bem detalhada e bem feita!
    O livro não me chamou muito atenção pelo fato de não ser fã de livros deste tipo, mas mesmo assim achei este livro muito interessante, acho que pelo fato de ser de um autor nacional, chamou bastante atenção.
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  16. Oi Rodrigo, tudo bem? Quanto tempo não comento aqui no seu blog rs. A premissa do livro parece ser bem interessante, diferente daqueles que simplesmente dizem abordam a visita de ETs na Terra. É bom quando o autor foge do clichê e mistura ficção com realidade e nos permite uma leitura agradável. Parabéns pela parceria! E não se preocupe, a resenha foi simples de compreender. Beijos, bom final de semana! Érika

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir
  17. Ei, tudo bem?
    Adorei a premissa do livro, com a sua resenha fiquei mais curiosa ainda para poder desvendar o que a história nos trás. Nunca li nenhum livro que abordasse ufologia, e quem sabe não começo com esse né.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  18. Olá, Rô!
    Outro de ficção \o/ Uhu! Esse parece ser mesmo complexo e intenso, nos fazendo pensar sobre tudo que existe. Parece interessante! Gostei!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  19. Rodrigo, achei muito interessante a ideia do livro. Destacando o diferencial que os ETs são, na verdade, criação dos humanos no futuro. Uma temática que foge ao clichê de histórias de ET! Gostei :)

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  20. Olá!!

    A capa é realmente bonita!
    Quando vc falou de toda a parte mais cientifica, ficou mais complicado pra mim! Eu sou fã de romance, então outro gênero já tende a ser um desafio, é ufologia, apesar de me soar muito interessante, não tenho certeza se conseguiria ler! De qualquer forma me parece uma bela obra para amantes do gênero!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  21. Ro, não li a resenha, tenho medo de ET e coisas que transcendem a "inteligência" humana. Desculpa.
    Beijos, Bru - www.naoemprestolivros.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá,

    estou lendo essa obra do nosso parceiro Odimer e estou gostando!

    ResponderExcluir
  23. Rodrigo, amei sua resenha. Para ser bem sincera, não sei se leria essa história, já que parece ser muito detalhista em aspectos científicos. Contudo, o enredo não deixa de ser interessante.

    Beijos

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Gostei da ideia desse livro, como é fininho acho que eu leria num dia.
    Eu su uma curiosa nessa área e tenho certeza que se eu tivesse a oportunidade de ler o livro, leria sim sem medo. Só penso que com tantas explicações teóricas, talvez o autor tenha corrido um pouco com a história.
    Obrigada pela indicação.

    Beeijos, Erica Regina
    Blog Parado na Estante / Fanpage Parado na Estante

    ResponderExcluir
  25. oi, Rô! O livro parece ser interessante. Adoro histórias de et... Elas fazem mais sentido do que humanos sozinhos no universo. Gostei muito da sua resenha.
    Bjs,

    http://umleitornooceano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

TWITTER