segunda-feira, 21 de março de 2016

RESENHA : Livro "Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo" de Benjamin Alire Sàenz"

Olá Queridos! Como estão? Hoje é dia feliz, é dia resenha aqui no Blog. Desta vez trago-lhes um dos livros mais fofos que li ultimamente e que desejava muito ler. E Claro, resenhá-lo para vocês. Vamos começar!?

Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão. Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.
Difícil fazer uma resenha de um livro que você deseja que simplesmente não acabasse nunca, ou pelo menos que tivesse umas cinco mil páginas. Sim, já inicio demonstrando muito amor por essa obra. "Aristóteles e Dante ..." é um livro juvenil narrado em primeira pessoa que conta a história de dois rapazes e seus conflitos em plenos anos 80.

Apesar do livro ter dois personagens principais, a história é contada pelos olhos apenas de Aristóteles, ou melhor... Ari. Um adolescente de 15 anos, americano descendente de mexicanos, que vive naqueles bairros onde a população é bem mista, entre americanos e mexicanos. Vive em constante conflito interno e tem uma relação confusa com a família. Se dá muito bem com a mãe, que é amorosa e preocupada. Mas o pai é silencioso, traumatizado da guerra. Tem duas irmãs distantes e um irmão preso, que ele deseja conhecer, mas a família faz voto de silêncio absoluto quando o assunto é o filho mais velho.

Naquele verão, vai à piscina do bairro para nadar...ou melhor, tentar. No seu nado sem jeito e errado é surpreendido por uma voz : "Posso ensinar você a nadar, se quiser". Era um garoto: Dante. Um rapaz com sua mesma idade, bonito e que tinha uma luz própria, uma luz imensa, que fez logo os olhos de Ari brilharem. Eles se apresentam e Dante ensina a arte de nadar para Ari. Foi amizade à primeira vista.


Dante era filho único e seus pais eram seus melhores amigos. Assim como Ari, o garoto também não tinha amigos e também tinha seus conflitos consigo mesmo, apesar de lidar com a vida de forma mais poética...literalmente. Seu jeito alegre e espontâneo era contagiante. Era o tipo de pessoa estranha e adorável.

Aquele verão seria inesquecível para ambos. Muita diversão, descobertas e uma tragédia marcaria aquele ano que ainda revelaria mais experiências decisivas para os garotos. O livro é um perfeito recorte da parte mais interessante da adolescência(dentre tantas chatas) : a transição do menino para o jovem homem. Aquele momento de aprender a lidar com as surpresas da vida e se familiarizar com decisões importantes.

O Livro é quase como um diário. Contado em ordem cronológica e pela visão de uma pessoa só. Então fica um pouco difícil falar mais sem soltar spoilers rsrs. Mas garanto uma leitura divertida e linda! Me apaixonei desde o primeiro capítulo. Os personagens principais e secundários são interessantes e é muito fácil se identificar com algumas coisas quando estávamos/estamos na mesma fase.

A Obra aborda de forma sensível e sutil a homossexualidade e deixa o leitor pensativo ao tentar entender a linha tênue entre o amor e a amizade. Imagina isso na cabeça de dois adolescentes, numa comunidade bastante preconceituosa e ainda por cima na década de 80 !? 

A Diagramação está impecável. Capa e Arte lindas! Não identifiquei erros de revisão. As folhas e fonte super agradáveis. Pois é caro leitor. Não há motivos para eu não amar o livro e menos motivos ainda para eu não indicá-lo. Então cuida nessa fila de livros aí que eu sei que tá enorme e vamos pôr minha indicação logo no meio! Aahah



Espero que tenham gostado. Beijo na Alma ;)


33 comentários:

  1. Aaaa ei gostei, gostei sim da sua resenha, o livro parece muito interessante apesar de ser diferente do que gosto de ler fiquei curiosa quanto ao livro. Parabens.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    achei interessante a resenha e a sinopse, o livro parece ser bom, não é muito do meu gosto literário, mas gostei. Os nomes dos personagens me remetem ao filósofo grego muito famoso e Dante Alighieri. A capa do livro é super bonita. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adoro livros infanto-juvenis e esse não conhecia.
    Gostei muito da trama, e já coloquei o livro na listinha!
    Obrigada pela dica.

    www.booksimpressions.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem? Me apaixonei logo de cara, pela premissa e pela capa e pela sua resenha. Tudo de parabéns, fiquei muito curiosa e querendo ler o livro. Adoro livros assim, mas nunca li nada envolvendo o homossexualismo, por isso a vontade de ler é enorme.

    ResponderExcluir
  5. Que resenha maravilhosa, queria mais, parecia que eu tava envolvido na história já ahuahauha. Amo essa coisa de personagens em desenvolvimento, muito a minha cara e me identifico demais kkkkk. Até mais.

    Davidson,
    http://www.meninoliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Como eu desejo ler esse livro, já tem tempo que estou desejando rs'
    A história parece ser linda, adoro essa temática de amizades e amores. Sua resenha me deixou ainda com mais vontade de conferir essa história que irá me conquistar. espero ler esse ano ainda! Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei desse livro pelo fato de ele não forçar a barra! Tem reflexões envolvendo diversos conflitos... é tão lindk <3 li em um dia, basicamente!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  8. Ro, eu amei sua resenha e toda a proposta do livro, achei um contexto super tabu e contemporâneo, não sei explicar, achei meio Cool, desafiador!
    Super beijo, Bru - www.naoemprestolivros.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Rodrigo, tudo bem? Eu não gostei da sua resenha. Eu adorei,rs. Que gostoso ler, senti realmente o quanto você gostou do livro e me deixou com vontade de ler também. Aliás, que capa linda, esse com certeza eu compraria só pela capa, mas agora tenho um motivo a mais para comprar, seu incentivo,rs. Anotei na longa listinha de "quero ler". Valeu pela indicação. ;-)

    Beijos. ^_^
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  10. Há infantojuvenis e infantojuvenis. No caso deste, é O livro. Gostei da ideia, da sua maneira de falar sobre ela e da capa! Amei a capa. Quem sabe não vai parar no meu Skoob, né? Beijos, seu blog melhora a cada post.

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus, em que universo vivo? Eu já tinha lido resenhas sobre essa obra e já a tenho marcadinha entre as que desejo ler, mas não sabia que abordava a homossexualidade! Estou chocada com minha ignorância. Gostei de saber que o enredo é tão bem desenvolvido e que a narrativa conquistou você enquanto leitor. Eu estava mesmo procurando obras que trouxessem o tema homossexualidade à tona, no mundo jovem. Estou compondo uma lista pessoal para leitura futura. Agora, adiciono esse livro (que já queria conhecer).

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Tenho vontade de ler esse livro há um bom tempo, mas ainda não adquiri meu exemplar. Amo o fato de os livros estarem abordando temáticas que tanto necessitam ser discutidas e apresentadas em livros destinados aos jovens. Acho essencial e não vejo a hora de conseguir concluir a leitura.

    ResponderExcluir
  13. Oii Rodrigo, tudo bem?
    Eu apenas tinha visto esse livro para comprar e até então havia desistido por causa da sinoopse. Com essa tua resenha esclareceu alguns pontos que realmente não tinha entendido e quero realmente ler e poder um dia debater sobre essa obra com alguém <3
    Beijão

    ResponderExcluir
  14. Tenho muita vontade de ler esse livro! Vou pedi-lo de aniversário. Sua resenha me deixou ainda mais curiosa. :)

    ResponderExcluir
  15. É tem livro que leio que não quero que acabe, isso é fantástico, mas tormento na hora de fazer resenha hauhauhauhauhau um livro juvenil com temática homoafetiva, de enredo original, com certeza entra para minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  16. Quando li esse livro estava com a expectativa nas alturas, mesmo porque só tinha lido resenhas tão positivas quanto a sua, e acabei me decepcionando um pouco. Não que eu tenha achado a história ruim, achei os personagens bem humanos e gostei de ver o crescimento deles, e achei o enredo bem construído. Mas não consegui me envolver de verdade com a história, daí veio minha decepção. Fico feliz que tenha gostado tanto que torceu para não acabar nunca.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Quero ler essa obra faz um bom tempo. Acho a capa linda e o enredo chama demais a minha atenção. Além disso, o tema é super interessante. Espero poder ler em breve.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  18. Esse livro está na minha lista há um bom tempo!
    Vi a resenha no youtube e está nos meus desejados, quero demais ler esse livro ainda mais lendo sua resenha percebi o quanto ele guarda de intensidade do ini
    ício de uma relação, o encantamento. Isso é maravilhoso, sou casada e mãe. Já senti isso algumas vezes e preciso dizer o quanto é inesquecível...Ótima resenha, ainda compro esse!

    ResponderExcluir
  19. Ah, Rodrigo você reascendeu o meu desejo de ler esse livro, Aristoteles e dantes estava quase chegando a cair no meu esquecimento. Tenho certeza que há uma história incrível por entre essas páginas.

    umreinomuitodistante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Hey,
    Gostei da premissa, muito interessante, além dessa capa linda. Esse tipo de livro que não queremos que acabe são os melhores, os mais gostosos de ler, com toda a certeza. Eu não conhecia esse livro, mas agora estou morrendo de vontade de ler.
    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  21. hi baby, tudo bem? bem intrigante esse livo, ainda não li mas fiquei bem instigada, parece uma boa história de amor e amizade! poucos livros abordam a homossexualidade e é bom ter mais livros que possam tratar com delicadeza desse assunto

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  22. A essa já é a segunda resenha que vejo sobre esse livro e confesso que amei a sua, super completa e me deixou bem curioso pra ler. A capa desse livro é simplesmente maravilhosa, eu amei.

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Esse livro está tanto tempo em minha lista que até tenho vergonha de dizer que ainda não o comprei. Fiquei fascinada pelo enredo e muito empolgada de´pois de ler diversas resenhas positivas. Não podia ser diferente com a sua, certo?
    Abs
    NI
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  24. Eu não conhecia este livro ainda, mas ele acabou de ir para a minha lista de futuras leituras.

    Não acredito ainda não tinha lido algo sobre ele. Sinto como se tivesse perdido tempo e acho que preciso ler logo :D

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    Eu realmente não sabia de metade das coisas que você disse na resenha. A sinopse parece bem vazia. Pela sua resenha eu com certeza leria, parece uma linda história entre amizade e amor.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  26. Rodrigo, suas resenhas são sempre deliciosas de ler. Amei a capa desse livro, não tem nada para ser bonita, mas é bela mesmo assim. Quanto à história, dos livros que você resenhou cuja temática é a homossexualidade, acho que esse foi o que mais me chamou a atenção. Fiquei curiosa para saber como o autor trabalhou essa relação de amizade e amor tendo como pano de fundo os anos 80.

    Beijos

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oee,
    Eu sou doido por esse livro, só por um motivo: A CAPA! Mano! Eu tenho uma mania estranha de quando quero ler um livro eu evito o maximo ler coisas sobre ele, mas esse ai, não vejo a hora de conseguir ler <3

    ResponderExcluir
  28. Esse é um livro que tenho muita vontade de ler, já li muitas resenhas positivas e que conseguiu me convencer para ler! A capa é outra coisa linda! Bjs

    ResponderExcluir
  29. Ro, meu sonho ler esse livro. De verdade. Acho a capa linda demaaaais e a premissa incrível. Parabéns pela resenha, ótima como sempre. :D

    Abraços,

    Pedrim
    http://pedrimoliveira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. Oi, tudo bem?
    Amei a sua resenha!
    Sempre achei este livro muito bonitinho, mas nunca tive curiosidade de comprar, sempre ficava enrolando, ele parece ser muito interessante!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  31. Oi Rodrigo, tudo bem? Ainda não conhecia esse título, mas pela sua resenha me chamou bastante atenção. A capa é bem diferente e criativa. Acredito que tendo como plano de fundo os anos 80 a história seja ainda mais interessante. Parabéns pela resenha, como sempre bem escritas. Beijos, Érika

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir
  32. Olá, Rô!
    Que livro maravilhoso *-* A estória parece ser divertida e tocante! Achei bem interessante e pelo visto vale mesmo a pena ler. Espero gostar tanto quanto você! Arrasou na resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  33. Rô! Meu Deus. Me dá esse livro! Sou apaixonada nele desde que vi a capa nos instagrams gringos. A história parece perfeita! Desses que você favorita no coração e indica pra todo mundo na rua. Sua resenha só aumentou ( e muito ) a minha vontade de ler!
    Bjs,

    http://umleitornooceano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

TWITTER