segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

RESENHA : Filme "Brooklin"

Olá leitores!
Muito está se falando dos Vencedores e indicados ao Oscar 2016. Com todo mundo falando dos mesmos filmes e eu que sempre gosto de nadar contra a corrente, indico hoje pra vocês um dos concorrentes que não levou nenhuma estatueta,mas é tão bom quanto a maioria dos que estava concorrendo.

Ellis Lacey é uma jovem Irlandesa sem perspectiva de vida na cidade onde mora. Vive com sua mãe e com a irmã mais velha .Essa segunda tem uma ligação muito forte com ela. A Garota Trabalha numa espécie de mercearia de uma senhora pra lá de rabujenta. Até que o Padre Irlandês, que agora mora nos Estados Unidos lhe arranja uma vaga numa espécie de pensão em Brooklin.

O Filme se passa em meados de 1950. Nesta época, Brooklin possuía muitos habitantes europeus. Na casa onde Ellis irá ficar só viviam mulheres e a dona do local as abrigavam, com as condições é claro que se comportassem, a ajudassem e arranjassem emprego.

Ellis faz uma difícil viagem de navio e chega na cidade, que totalmente diferente de onde veio, será seu novo lar. Seus primeiros dias são um martírio para ela. Se acostumar com as novas companhias, com a nova rotina, e o novo emprego. Mesmo sendo praticamente na mesma área, eram níveis totalmente diferentes. Socialmente e financeiramente falando.

Mas o mais difícil para a moça era com certeza lidar com a saudade de sua família. Trocava frequentes cartas com sua querida irmã, e no lugar de aliviar, aquele contato a deixava mais melancólica e assim, mais difícil a convivência longe da sua família. Interferindo até mesmo no desempenho de seu trabalho.

Até que numa noite, num tradicional baile no bairro, onde toda a comunidade irlandesa, principalmente os jovens se reuniam, ela conhece Tony. Convidada pelo rapaz para uma dança ela logo se encanta por ele, um rapaz bonito e de sotaque diferente. Claro, Tony era Italiano! 

Depois da dança ele se oferece para acompanhá-la até em casa, e logo fica evidente o início de uma grande paixão. O Rapaz é bonito, com seu charme particular e muito batalhador vai a conquistando cada vez mais. A Vida de Ellis começa a fazer um pouco mais de sentido. Conseguiu uma bolsa na Universidade local, tinha um namorado e os ares melhoraram bastante, refletindo no seu trabalho também. Ou seja, a adaptação estava mudando, a saudade ainda existia,mas agora ela estava feliz construindo uma nova vida.

Até que uma tragédia familiar ocorre e a pega de surpresa. Ela, além de triste fica extremamente confusa,pensando em retornar à sua terra natal pra "dar uma força" na situação. Tony, muito compreensivo lhe sugere que ela volte para passar um tempo, mas que retorne breve, obviamente.

Quando Ellis desembarca à Irlanda, ainda tentando lidar com a tragédia, percebe que as pessoas começam a lhe tratar com mais respeito e admiração, agora que ela conhecia a América, e estava cursando Contabilidade, estava mais madura e mais "mulher". Inesperadamente, seu retorno lhe mostra que sua presença ali agora tem certa importância. Ou seja,tudo muito diferente de quando ela morava lá. Uma perspectiva totalmente diferente e instintivamente promissora, que lhe brota dúvidas sobre estar ali, perto de seus conhecidos e sua terra nativa, ou retornar àquela nova vida recém construída, mas do outro lado do mundo, onde seu grande amor ainda a aguarda
Não quero me estender para não revelar mais dramas que o longa reserva. Mas há muito mais do que já contei. O Ponto alto da história é o lindo romance que transformou sua vida. Porém, há decisões extremamente difíceis e importantes que ela deve tomar, além do que seu coração pede.


A Atuação de Saoirse Ronan está impecável! Já declarei minha paixão pela atriz anteriormente, então sou um pouco suspeito pra falar. Mas na verdade, ela estava concorrendo na categoria de "Melhor Atriz" no Oscar desse ano. Brooklin não venceu em nenhuma das categorias a que concorreu. Mas o importante foi que nos presenciou com essa bela atuação e que o longa é ÓTIMO e possui uma ambientação e fotografia lindos,independente de qualquer prêmio que veio a não ganhar.
O Filme é baseado no livro que leva o mesmo nome, que aqui no Brasil é lançado pela editora Companhia das Letras. Enfim...Vale a pena assistir sozinho, com o love,com a família...não importa! Assista e  se desgrude um pouco dos grande nomes que tanto estão falando e que virão a falar nos próximos dias.

Curtam o Trailer e Beijo na Alma!

34 comentários:

  1. Rodrigo, eu já estava querendo assistir a esse filme, agora com sua resenha com certeza irei assisti-lo. Gosto muito da atriz e sua atuação!


    Beijos

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tudo bem?
    Nossa, como eu ainda não tinha escutado falar desse filme. Amei a descrição dele e quero muito assistir agora. Adorei ver que voce gostou, mesmo sabendo que você gosta bastante da atriz. Ótima dica.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Esse filme me pareceu bem mais interessante do que o do DiCaprio que apesar de estar todo mundo falando já esqueci o nome. Reversso? Kk
    Calma não estou zombando do filme, mas me deu um branco mesmo agora.
    Adoro histórias ambientadas nos anos 50 e vou conferir esse filme sim.
    Bj
    camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tinha ouvido falar do filme, mais gostei muito da sua resenha! Bom acabou surgindo aquela vontade de assistir :)
    Beijos :*
    PS: Te marquei em uma Tag lá no blog
    http://bellapagina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Aquele que chora só no trailer kkkkk, mentira mas o filme parece ser muito emocionante, vou assistir e valeu por mais essa dica incrível.

    Até mais,
    http://www.meninoliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Vai ficar difícil arranjar tempo pra estudar se você continuar indicando filmes que parecem ser muito bons assim. kkkk av3 tá ai pra isso...

    http://umleitornooceano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, quero muito conferir esse filme, gosto bastante da atriz principal. Tinha ficado até um pouco chateada com os comentários que escutei nesses últimos dias por causa do Oscar, mas depois dessa resenha quero muito assistir e tirar minhas próprias conclusões!

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  8. Oiiie
    eu adoooorei o trailer desse filme e fiquei mega curiosa por também ser apaixonada pela atriz, ela é uma linda, com certeza quero ver o filme em breve sua resenha me deixou mais curiosa ainda

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Então, estou feito a Glória, não posso opinar, não vi nenhum dos filmes que estavam concorrendo a estatueta, cinema não é muito meu forte. O enredo de Brooklin parece bem convincente, vou colocar em minha lista, também quero ver A Garota Dinamarquesa.

    ResponderExcluir
  10. Oiii
    Eu realmente não assisti este filme, mas gostaria e está na minha lsita a um tempinho já, adorei a postagem.
    Beijão

    ResponderExcluir
  11. Olá, essa foi a primeira resenha que li do filme e já me encantei com a história e quero assisti-lo, que situação difícil a vivida pela protagonista.

    ResponderExcluir
  12. Oi Rodrigo, esse filme vi muito o comentarista chato da TNT falar que era fraquinho e na verdade eu adoro um bom romance e esse parece ser um deles. Pena que não ganhou nenhum OSCAR, a trilha sonora tb estava linda de viver. Ainda assisto!Beijo na sua alma também, boas leituras!

    ResponderExcluir
  13. Estava assistindo a cobertura do Oscar e me senti totalmente desinformada hahahaha, não tinha visto nenhum filme, só Divertidamente kkkk. E para ser sincera nem conhecia dos filmes, mas quando esse passou eu me apaixonei, pela história e a fotografia linda do filme ♥ Já adicionei na lista do que quero ver logo! Flores no Outono

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Adorei a resenha, entrando na lista de filmes para assistir ainda nessa vida!
    Beijos
    Jana

    ResponderExcluir
  15. Ainda não assisti, mas estou morrendo de vontade! Conheço a atriz de outros filmes, então é um ponto a mais, mas ainda não tive a chance. Agora estou mais ansiosa! Valeu, hahaha! Beijos!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    esse é um filme que quero muito assistir, se não me engano esteve em alguma lista do Oscar. Adorei a resenha, ficou ótima. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá, Rodrigo. Confesso que não conhecia este filme, na verdade, nem o Oscar esse ano eu acompanhei. Adorei a história, já está anotada a dica. Me empolguei mais por saber que a Saoirse está no elenco, ela é maravilhosa!

    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com

    ResponderExcluir
  18. Rodrigo, adoro suas dicas de filmes! :D
    Esse com certeza vai pra minha lista.

    Abraços,

    Pedrim
    http://pedrimoliveira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Achei esse filme lindo e tocante. A Saiorse realmente se destacou ali! Adorei a resenha :)

    ResponderExcluir
  20. O filme parece tocante, delicado e com uma imensa força ao mesmo tempo. A fotografia do filme, roupas e atuações, ao meu ver, devem ser impecáveis. Que vontade de assistir! <3 Ah, adorei o trailer! \o\
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi Rodrigo,
    Dos filmes indicados esse foi um dos quais me despertou interesse, mas por conta da escola ainda não consegui assisti-lo </3

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Confesso que não esperava tanto desse filme, achei clichê, mas foi coisa da minha cabeça preconceituosa mesmo, pq no fundo estava torcendo para O Quanto de jack. ^^
    Vou dar uma chance pra ele e vou assistir.
    Gostei de sua resenha, me convenceu a quebrar o muro do preconceito!
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  23. Oi, ainda não assisti ao filme, mas estou com muita vontade.
    A Saoirse Ronan é linda, vou procurar o filme p´ra ver se vou gostar tanto quanto você.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Hey,
    Eu quero muito conferir Brooklyn por causa da Saoirse mesmo, além da história em si que me chamou a atenção. Quero ver como a atuação dela está, ouvi muitos elogios além do seu, parece que ela realmente estava ótima no filme.
    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Eu estava querendo assistir esse filme, mas não tinha ideia do que ele falava. E agora lendo sua resenha, fiquei ainda mais curiosa, preciso assistir logo!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  26. Esse filme é simplesmente perfeito.
    Eu amei.
    E achei linda a sua resenha.
    Beijos.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bem?
    O filme parece ser bem interessante e a atriz é ótima, mas eu gosto de filmes com mais ação e evito filmes com os quais acho que vou chorar hehe
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  28. Olaaa! Raramente vejo os filmes que são indicados ao Oscar, só aqueles que realmente me agradam, este parece ter uma boa premissa. Gostei do post, deveria fazer dos outros filmes também hahaha

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond |Fan Page

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem?
    Gente, eu amei a sua resenha! Fiquei tão aleatoria com os lançamentos no final do ano e no início deste ano que acabei perdendo vários bons, como este.
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  30. Oie, tudo bem? Recentemente comecei a ouvir várias pessoas falarem bem deste livro e deste filme, ainda não tive oportunidade de ver, mas quero poder ler primeiro e depois ver a adaptação. Quanto a atuação da Saoirse, não conheço, mas assim como você meus amigos dizem que é impecável, o que me deixa mais curiosa ainda.

    ResponderExcluir
  31. Oi, tudo bem?
    Eu não costumo ver filmes, acredite ou não, mas dificilmente me animo para ver algum kkkkk Mas fiquei curiosa com esse, deve ser bacana acompanhar a mudança de vida da protagonista e também fiquei curiosa com o romance que deve ser lindo.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  32. Oi Rodrigo,
    Até quero ver esse filme mas não com muita urgência, não é muito p tipo de filme que vejo mas sempre fico curiosa com filmes que são indicados a alguma categoria do Oscar.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  33. Olá,
    Já vi o trailer e realmente o filme parece ser bem produzido e a história também aparenta ter um bom drama.
    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  34. Oiee, tudo bem?

    O filme teve algumas indicações ao Oscar. Achei a fotografia bonita, mas é uma história que renha me chamado a atenção e que me motive a assistir.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir

TWITTER