sábado, 13 de fevereiro de 2016

RESENHA : "Ciclos Eternos" Caroline Factum

Olá gente! Vamo curar essa ressaca de Carnaval com uma resenha muito massa!?
Dessa vez é do livro Ciclos Eternos - Submundo,obra da autora Caroline Factum. O Exemplar foi cedido pela Editora Chiado, parceira do Blog.

Existe um limite entre o real e o imaginário?  Até que ponto se pode viver enraizado na realidade e abandonar os sonhos?
Sâmia luta entre o real e o que julgou ser imaginário enquanto faz críticas sobre livros de fantasia em um jornal local, tentando por anos sufocar seus desejos mais profundos, a fantasia retorna trazendo com elas valores extremamente reais.
O pré-julgamento nos faz refletir quantas vidas foram perdidas ou desperdiçadas pela falta de coragem de se buscar uma certeza, o comodismo de acreditar no mais óbvio, decidir sua vida pelo modo mais conveniente? O Submundo sai das sombras se revelando a humanidade, mostrando a mágica, a doçura, os medos e os demônios existentes em cada um. A oportunidade que Sâmia precisava juntamente com todas as criaturas mágicas de um reino paralelo ao mundo real, o temível, misterioso e atrativo rei e muitos outros seres que ela jamais imaginou encontrar chegam  para a ensiná-la a viver sem ter que eliminar a mágica de sua existência, a força do pensamento é a forma mais real de fazer “mágica” e uma vez que a maioria da humanidade é capaz de pensar, logo a magia é única em cada ser, basta o bom senso para equilibrar os dois mundos e não deixar-se ser consumidos por nenhum dos dois. Bem vindo à fantástica viagem dos sonhos onde somente os sábios saberão vive-los e os demais continuarão apenas existindo.
Sâmia não dorme mais, não tem paz, nem vida social...não tem vida! Dedica todo o seu tempo ao trabalho, que pelo menos isso, ela ama. Seu emprego é revisando, analisando e fazendo críticas literárias de novos livros para um jornal. Mora sozinha num apartamento, em Nova York e sua única "amiga" é sua vizinha de 55 anos de idade.

A Moça faz visitas frequentes ao seu psiquiatra, que a trata sempre receitando medicamentos para que ela consiga dormir. Coisa que não dá certo, pois ela está sempre atormentada com terríveis pesadelos tão reais que se confunde o que era realmente sonho com o que era realidade.
Esses tais pesadelos sãos sempre ligados ao seu passado, quando depois de perder a mãe e ver o pai se casando com outra mulher, desejou com todas as forças que aquilo acabasse. A Praga acabou se concretizando e depois que encontrou uma misterioso livro de magia (seus preferidos) ela teve a oportunidade de mudar aquele destino,no qual ela se sentia tão culpada.


Foi então que o livro a concedeu uma chance de jogar um "Jogo Mortal", que se ganhasse, revertia o triste destino de sua madrasta. Ela acabou ganhando, mas sua vida nunca mais foi a mesma. Os terríveis momentos em que passou nesse submundo onde houve o jogo, sempre a atormentam, em formas de pesadelos (ou realidade paralela?) e acabando com sua vida aos poucos, a transformando numa pessoa depressiva, triste e totalmente decadente.

Quando seus pesadelos se tornam cada vez mais frequentes, já tornando seus dias e noites insustentáveis, começam acontecer coisas estranhas em sua volta, com sua sensação de estar sendo observada pra onde vai.. Logo um lindo rapaz se revela pra ela: Leander. O Moço veio do submundo e tem um convite para ela: retornar ao submundo, para tentar convencer o seu rei a não se casar, pois só ela tem esse "poder".

Sâmia não fica só surpresa, como indignada, pelos principais motivos:1-Submundo, equivale à inferno, para ela. Foi onde tudo de mais terrível em sua vida aconteceu. 2- O  Rei foi o jogador do "Jogo da Morte", que a maltratou e a fez sofrer e depois de derrotado deve estar pior, pensa ela. 3- Ela não conhece Leander, e nunca embarcaria nessa viagem para se encontrar com o principal "monstro" de seus pesadelos. Além disso, o que ela ganharia em troca, fazendo esse "favor" a ele?

Aí é que tá. Leander oferece algo que ela certamente não recusaria: Sua paz. Sem mais remédios, sem mais pesadelos.Uma vida normal novamente. Tudo que ela precisa fazer é passar 3 meses no submundo e impedir que Jahean (o rei) se case com sua noiva. Leander diz que ele não será feliz com ela,e como ele deve sua vida ao rei, tudo que ele quer é a sua felicidade e sabe que esse casamento certamente não será bom para ele.

Daí então, Sâmia parte para o submundo, para viver um tempo no mesmo castelo onde mora aquele que tanto a atormentou e ainda atormenta sua vida. Está frequentemente na sua mente, com lembranças e sonhos um tanto confusos, ora mau, ora provocador, ora triste. Lá, Leander usará a desculpa que Sâmia o ajudará a entender as mulheres da superfície (nosso mundo).

Tente imaginar agora como ela viverá tudo isso num mundo mágico. Será sua segunda visita a esse lugar tão diferente da sua realidade, mas ao mesmo tempo tão familiar. Ela só espera que tudo passe logo e que sua recompensa seja concedida. O Que ela não esperava era que Leader, tão bonito e gentil, totalmente diferente de seu amigo rei, mexeria com seus sentimentos e fizesse com que ela quase esquecesse o real motivo de estar ali.

O Enredo dessa história me prendeu de tal forma que eu consegui superar minha quase decepção com ele. Acontece que eu esperava algo muito mais sombrio e complexo desse tal "Jogo da Morte" que ela participou, e a transformou numa pessoa tão perturbada. Mas essa parte da história acabou sendo engolida pela trama em volta do casamento de Jahean, a amizade com Leander e a descoberta da parte "bonita" do submundo. As revelações bombásticas (ha!) também fazem qualquer leitor querer devorar logo a obra.

Mas é como falei, eu "quase" me decepcionei mas o livro é bom, bem escrito, bem desenvolvido e totalmente envolvente. A Capa é apaixonante, bem diferente do que se vê por aí e mais uma vez a Editora Chiado fez um ótimo trabalho com a diagramação. Não conhecia a autora Caroline Factum, mas me alegra muito ter lido mais uma obra nacional de tão boa qualidade.


Espero que tenham gostado.
Beijo na Alma!

24 comentários:

  1. Oiee, tudo bem? Gostei da sua resenha e sinceridade, mas confesso que o livro não me atraiu, mas não sei bem o motivo, porém acho que no futuro vou olhar ele com outros olhos.

    ResponderExcluir
  2. Ah, achei muito show a simplicidade da capa! :D E a história me pareceu muito boa, por assim dizer. :D
    Quando minha situação financeira melhorar, é possível que eu compre.
    Parabéns pela resenha.

    Abraços,

    Pedrim
    http://pedrimoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi... parabéns pela resenha, infelizmente não me interessei pelo livro, parece uma mistura de um livro que já li com um seriado que passava há muito tempo, por isso faltou o fator novidade ;)

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Uau, amei o enredo desse livro. Fiquei bem curiosa e tô achando esse Leander muito suspeito, sério. Pena que a capa não chama muita atenção né :S
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo, amei sua resenha... mas nunca na vida vou ler esse livro...hahha. Tenho muitos pesadelos e iria ficar inculcadíssima com essa leitura...hahahah. Contudo, a história parece ser ótima hein...

    Beijos

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Definitivamente não é um livro que eu colocaria na estante. Não é o tipo de leitura que eu gosto de fazer.

    laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rodrigo
    Talvez pelas revelações bombásticas eu me me interessaria pelo livro rs
    Nunca tinha ouvido falar dele, mas não sei se me chamou atenção. Que bom que apesar da quase decepção o livro não é ruim.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Rodrigo, adorei sua resenha, parabéns.
    Já anotei a dica para um possível leitura :)

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  9. Oiiie
    muito legal sua resenha e curioso o livro, que bom que gostou apesar de certos pontos, parece ser uma leitura diferente

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Rodrigo!
    Não conhecia o livro, mas achei a sinopse bem interessante. Parece uma boa leitura e acho que é uma trama que me agradaria. Talvez eu leia mais para frente! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    não conhecia o livro, mas achei a premissa interessante. É uma pena que o Jogo da morte não foi o que você esperava. É péssimo quando algo promete demais e cumpre de menos. Mas fico feliz por apesar da decepção, a leitura ter sido agradável
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ufaaa, sem fôlego com essa resenha Ro! Nossa, quando vi o título pela primeira vez, juro ter pensado em ser algo sobre autoajuda, e que surpresa boa!! Que enredo intenso, e agora da pra ter idéia do ciclo, e espero que ela o vença, na verdade eu quero é ler. Não, mas desconfio das intensões do bom moço.
    Super beijo, Bru - www.naoemprestolivros.com.br

    ResponderExcluir
  13. Parece ser uma boa obra, mas confesso que não me senti atraído pela mesma, espero que outros possam gostar... Adorei a resenha, parabéns!!

    Abraços & até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá, Rodrigo!
    Uau adorei essa estória :D Parece ser muito interessante e realmente deve nos prender, intriga a ler mais! Irei adicionar a wishlist! Ótima dica! Arrasou na resenha ;-)
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  15. Oii!

    Não conhecia esse livro, mas parece ser bem interessante ^^
    A capa e o título me chamaram muito a atenção e talvez eu leia em breve :)
    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  16. Vamos! Esse livro parece ser bem bacana, me agrada o enredo. Parece prender o leitor e isso é ótimo. Amei o emprego da protagonista também, hahaha! Beijos e sucesso!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bem?

    A capa do livro está linda, sutil, mas linda. Apesar da sua resenha está incrível, muito bem desenvolvida, eu não curti muito a premissa do livro. Acho que não leria, mas quem sabe um dia, se surgir a oportunidade... ;)

    Beijos,
    Dai | Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  18. Oiii, tudo bem?
    Que resenha incrível, adorei a sua sinceridade. A edição está realmente impecável <3 quero muito poder ler este livro.
    Beijão

    ResponderExcluir
  19. A resenha ficou muito boa! O que mais me chamou a atenção foi a capa, ainda sou muito de olhar a imagem da frente e descobrir mais ou menos do que fala a história.

    Muito bom o seu blog, continue escrevendo. ;)
    Te convido a me visitar, também! ♥
    • Sentido Literário •

    ResponderExcluir
  20. Oláá! Aaaah isso sim é uma resenha que admiro, me conta bastante da premissa haha!!
    Gostei da premissa, o submundo é um lugar que eu não gostaria mesmo de voltar e tipo adorei o emprego dela, pena que acontecem essas coisas com ela! Vou colocar na minha lista de compras e leituras!

    Brilliant Diamond |
    Fan Page

    ResponderExcluir
  21. Oi Rodrigo, tudo bem?
    Deu para perceber que mesmo com uma "quase decepção" que o livro é muito bom. Eu achei a premissa bem interessante e caso o lesse seria sem muitas expectativas para evitar decepção.

    ResponderExcluir
  22. Oii,

    Achei a história um tanto confusa, mas mesmo assim fiquei curiosa para saber o que vai acontecer com Sâmia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Adoro a sinceridade que suas resenhas tem. Mas apesar de uma resenha muito bem feita, achei a história do livro meio louca demais. Não sei se leria.

    http://umleitornooceano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Como assim esse livro lindo! Essa coisa de submundo está me chamando bastante a atenção ultimamente e este parece ser incrível, meu Deus. E tomara que ela tenha conseguido a paz ahauhaua, quero spoilers.

    ResponderExcluir

TWITTER