segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

RESENHA : Livro "Olho Grego" de Paulo Sérgio Moraes

Olá leitores queridos!
É com muita satisfação que hoje trago-lhes a resenha de Olho Grego o segundo romance do autor parceiro Paulo Sérgio Moraes. E Você pode conhecê-lo além de saber como adquirir sua obra clicando AQUI.

Quando Heitor conheceu os irmãos Ísis e Fred, queria apenas esquecer uma fatalidade do passado e recomeçar sua vida.
A partir daquele encontro, Ísis fez um amigo para compartilhar o amor pelos livros, enquanto Fred teve esperanças de sair da fila de transplantes. Porém, um misterioso desastre obriga Heitor a provar sua inocência – embora nem ele esteja tão certo quanto a isso. Na busca por respostas, ele ainda precisa confrontar o maior dos seus medos: o amor. Olho Grego é um romance urbano de reviravoltas que vão surpreender o leitor do início… ao recomeço.

Heitor é um rapaz de 27 anos. Sua origem é de Holambra,cidadezinha do interior de São Paulo. Filho único,teve uma boa infância.Mas da época de sua adolescência carrega um passado que ele deseja não ter existido. Já que não pode apagá-lo,tenta incansavelmente esquecê-lo.
Na época da escola,já gostava de frequentar a igreja e orar na escola. Tinha um melhor amigo que sempre o acompanhava, Enzo. Até que algo muito confuso e fatal aconteceu. Fazendo com que Heitor tomasse a decisão de ir viver num Seminário.

Nos dias atuais, já um ex-seminarista, descrente e de personalidade um tanto quanto dura, Heitor vive na capital de São Paulo. Num certo dia, ao sair em busca de emprego, algo que posso chamar de o primeiro sopro de um furacão de acontecimentos que o destino tem guardado para o nosso protagonista ocorre: Ao atravessar a rua, caótica pelo trânsito, Heitor consegue salvar com uma atitude rápida e  precisa, uma garota que quase seria atropelada. Ainda no chão, afetados pelo baque, aparece um rapaz. Era Fred, o irmão da garota, Ísis.

O "Herói" percebeu o interesse da garota em seu colar de Olho Grego e resolveu lhe dar, pois segundo a superstição, quem o usasse era protegido de coisas ruins. Já  Fred, aproveitou a situação para agradecer e cantar descaradamente o rapaz, que ranzinza deu um "passa fora" na investida do outro. Enfim, depois da apresentação e agradecimentos, se despediram e cada um seguiu seu caminho...o que eles não imaginavam era que tão cedo, e inesperadamente ainda se encontrariam novamente.

Dias após, depois de visitar um quarto para aluguel, no qual decidiu ficar, Heitor tem uma tremenda surpresa : Os Irmãos que havia conhecido no quase acidente, eram filhos de Dona Nanci, a dona do Local. O Rapaz já havia sido avisado pela proprietária que não gostava de bagunça, pois em sua casa havia um filho doente. DOENTE!?
O que acontece é o seguinte: Fred sofria de deficiência renal. Fazia tratamento e todas aquelas coisas que deixa a pessoa fraca. Ele estava na fila de transplante. Precisava de um rim novo, para conseguir ter uma vida saudável. E Adivinha quem se voluntaria para ser doador?

Com o passar do tempo, Heitor vai conhecendo melhor seus vizinhos, os donos do local e principalmente seus filhos. Ísis é uma adolescente de 16 anos, sempre quieta, mas que o ex-seminarista criou um grande afeto ,uma afinidade. Talvez pelo jeito reguardado, pelo gosto por  Literatura no qual ele se identificava, ou até pelo acidente ocorrido semanas atrás. Concluindo: eles se davam muito bem. Já com Fred o relacionamento era bem confuso. O rapaz já era um jovem adulto, mas tinha um jeito mais moleque e brincalhão e não disfarçava o interesse por Heitor. Onde este, ficava sempre raivoso e chateado com as cantadas do outro. Sempre atormentado pelos demônios do passado, a última coisa que ele queria era um envolvimento amoroso, principalmente com um homem... apesar de lá no fundo seu coração não entender tanto a frieza que seu dono acha que tem.

Certa noite, na festa de aniversário de Fred , algo absurdamente inesperado acontece. Uma tragédia que vai mudar o rumo da estória e bagunçar  (de um jeito louco, mas bom!) a cabeça do leitor. A partir daí você só consegue largar o livro depois que acaba. É Impossível ter paz sem saber o que vai acontecer a cada capítulo, as descobertas e as cagadas  decisões que o nosso protagonista precisa tomar para que tudo entre nos eixos.

Heitor é um personagem difícil. Eu não consegui gostar dele durante boa parte da estória. Apesar de compreendê-lo. Gostar era demais pra mim. Mas há uma desesperança no personagem que instiga a esperança no leitor. Esperança de libertação, de aceitação, de vida!
A construção dos personagens e suas personalidades juntamente com os fatos que tomam nosso fôlego e a constante expressão : "Não acredito nisso!!!" fez com que Olho Grego se tornasse um dos romances atuais mais legais da nossa literatura que eu li. Amo livros que nos surpreendem até a última página, e foi exatamente isso que aconteceu. Uma leitura que certamente irá se repetir.

E Claro,como um intenso leitor que sou não pude deixar de me identificar,sofrer e chorar  torcer para que essa incrível linha de acontecimentos rumem para um melhor final possível (acredite, parece que nada vai dar certo!).

O Livro tem uma diagramação muito bem trabalhada. Fonte de tamanho ideal pra deixar a leitura confortável, página amarelada e detalhes super interessantes em relação a história, como por exemplo uma playlist sugerida para ouvir durante a leitura (amo!). Além da capa maravilhosamente linda e macia (haha).

Ao autor, deixo o meu MUITO OBRIGADO por me confiar resenhar sua obra. Foi a última parceria que fiz em 2015. E não poderia ter fechado esse ciclo de autores parceiros de uma forma melhor.

55 comentários:

  1. Olá! Confesso que embora eu tenha gostado de alguns quotes destacados e da capa, o conteúdo do livro não me agradou bastante. Posso até pensar em dar uma possibilidade de lê-lo futuramente para quebrar esse meu desagrado.

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Achei a premissa do livro bem interessante e confesso que a história em si me interessou e eu leria esse livro.
    Achei interessante essa coisa do olho grego e fiquei curiosa em como isso vai se encaixar na história.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maiara,esse livro me surpreendeu. Até mais do que eu esperava,e isso é maravilhoso numa leitura.
      Beijo

      Excluir
  3. Oiii,é claro que esse livro iria me interessar haha tenho no meu braço uma pulseira com olho grego e não tiro de jeito nenhum, é aquelas de ficar para sempre, só cortando.
    Adorei o livro
    Beijos
    segredosliterarios-oficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morgana então acho que você vai gostar desse livro.hahah
      Beijo.

      Excluir
  4. Ah Rodrigo que resenha legal e esse livro, maravilhoso demais! Confesso que também não gostaria do Heitor, personagens como ele não rola ahauahaua. Parece ser uma história bem emocionante mesmo.

    Abraços, www.meninoliterario.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é,mas o livro é cheio de reviravoltas e Heitor tem muitos motivos pra ser como é. Há uma grande evolução do personagem.
      Abraço

      Excluir
  5. Rodrigo, ai ai ai moço... arrasando nas resenhas sempre! Fico com sua resenha já que o livro não me chamou muito a atenção, acho que um personagem tão ranzinza assim ia me deixar maluca...hahaha.

    Beijos

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha.Muito obrigado. É como falei,o personagem é muito difícil,mas é extremamente essencial e evolui bastante.
      Beijo

      Excluir
  6. Nossa, que resenha incrível, fora os quotes destacados que me chamaram muita a atenção e os "enfeites" pelo post. Parabéns, você conseguiu fugir dos clichês de uma maneira fantástica! Gostei muito da história, pretendo lê-la um dia.

    Beijo,
    http://complexodevaneio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa,Joyce muito obrigado! Fico muito feliz com suas observações.
      Beijo.

      Excluir
  7. Oie,

    Essa capa é muito linda e mais uma vez sua resenha me deixou com muita vontade de ler esse livro, quero conhecer esses acontecimentos que não te deixou em paz até terminar a leitura. Fiquei curiosa agora. Parabéns pela resenha.

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mayla. Chegou um ponto da história que só sosseguei depois de terminar mesmo.Acho que você iria gostar.
      Beijo

      Excluir
  8. Achei a capa linda, e quando vi achei que adoraria o livro. Mas a história não me convenceu muito. Quem sabe eu dê uma olhadinha quando tiver uma chance!

    Vitória, www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Capa é linda mesmo,o livro também...quem sabe um dia né!
      Beijo.

      Excluir
  9. Que legal, adoro simbologia. Não conhecia essa história, achei interessante. Mas quando li que alguém tava doente, esperava que fosse a garota, não sei porque, haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana,você espera várias coisas...ahaha.Vai se surpreendendo a cada capítulo.

      Excluir
  10. Nunca tinha visto o livro ou a editora, não conhecia. Achei a capa fabulosa, o enredo fantástico, gostei do título e de sua resenha, pena que você não conseguiu gostar de Heitor, pois a descrição que deu dele, achei fantástica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Esse livro também é completo pra mim. Adorei...e sobre o Heitor,falei que ele é difícil,não falei que não gostei dele...hahh.mas na verdade isso só aconteceu depois que terminei o livro.

      Excluir
  11. Não conhecia, mas achei super interessante! O nome, a história e até a capa, super linda!

    www.livroseoutrascoisas.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oie! No ano passado perdi um amigo para a insuficiência renal, então não sei o que esse livro provocaria em mim. Porém parece ser uma leitura fantástica, com um enredo encantador. Parabéns pela resenha e pela parceria. Espero poder ter a oportunidade de conhecer a escrita do autor em breve, pois seus comentários me deixaram bastante curiosa. Nunca havia ouvido falar sobre essa editora, mas o trabalho realizado por ela ficou magnífico.

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Fernanda,não sei nem o que dizer.Já perdi uma grande amiga em um acidente,e não há palavras.A Única coisa que nos conforta é pensar que com certeza estão num lugar melhor que o nosso.O Livro tem uma mensagem muito boa abordando esse tema. No final doo livro têm informações sobre a doença pras pessoas saberem mais.Muito interessante.
      Beijo.

      Excluir
  13. Ro, seu louco, to de olho arregalado aqui, tentando imaginar que desastre de confusão boa pode ser essa!! Esse negócio do amuleto já me deixou bem curiosa, diga-se de passagem, ai você me junta um ex-seminarista, um garoto gay e uma garota de catada = quer me matar, só pode!
    Beijos, Bru - www.naoemprestolivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bru,sua loka! precisa ler esse livro.Dá mil nós na sua cabeça e no seu coração </3

      Beijo

      Excluir
  14. Olá! Adorei conhecer esse livro e espero adorar a leitura também! <3
    http://quetal-carol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu gostei da questão do olho grego. Eu conhecia, mas não tinha me ligado. O personagem Heitor não anima muito o leitor a querer ler o livro, pelo o que você colocou na resenha rsrs
    Adorei conhecer a Editora. Acho que todo blogueiro fica de olho em novas editoras, ou em editora nem tão conhecidas assim.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilda,a questão do Heitor,é como falei: É um personagem difícil,e geralmente são os personagens essenciais para um enredo ser realmente interessante. Eu também não conhecia a editora,mas ela fez um lindo trabalho.
      Beijo

      Excluir
  16. Achei Heitor bem interessante, talvez minha relação com ele seria de amor e ódio kkkk. O livro parece ser muito bom e é algo na linha que eu busco atualmente.
    Tomara que a oportunidade de ler o livro apareça rápido.
    bjs, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sofia,a minha relação com Heitor foi essa.Até porque não falei que ele é um personagem ruim,e sim,difícil,o que é um desafio e muito importante para a história.
      beijo

      Excluir
  17. Olá!
    Achei a premissa do livro muito interessante e a analogia ao olho grego me despertou o interesse. Super leria a obra e fico muito contente em se tratar de uma nacional. Tenho me surpreendido muito com os livros nacionais atuais.
    Arrasou na resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado.Eu também fico muito feliz quando faço leituras nacionais que são tão boas quanto qualquer outra.
      Beijo

      Excluir
  18. Olá, pela sua resenha o enredo do livro parece ser bem legal e diferente, fiquei bem curiosa para saber o que vai acontecer para mudar o rumo da historia *-* Se tiver chance pretendo lê-lo.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois espero que tenha a chance de lê-lo logo Jéssica.
      Beijo

      Excluir
  19. Adorei sua resenha e agora fiquei curiosa dobre essa história. Nunca tinha ouvido falar desse livro e acredito q irei gostar bastante.

    Coração leitor

    ResponderExcluir
  20. Oi Rodrigo, tudo bem? Suas resenhas sempre me chamam a atenção. A cada novo título aumenta minha lista de livros para 2016 ou para a vida rs A história parece ser bem densa e cheia de acontecimentos. Realmente nos aflige quando parece que "felizes para sempre" não chega nunca. Apesar de que em livros em que isso não ocorre a história deixa de ser previsível, o que por um lado é muito também. Parabéns pela resenha. Beijos, Érika

    >> www.queroseralice.com.br <<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Érika MUITO obrigado.E sim! O livro é muito bom...e se tem uma coisa que ele não é,essa coisa é PREVISÍVEL...ahahah
      Certamente você iria gostar.
      Beijo

      Excluir
  21. Olá, tudo bem?
    Adorei a sua resenha, você não poupou comentários sobre o livro e tambem sem dar nenhum spoiler, demonstrou o quanto você se envolveu com o livro.
    Sobre o livro, achei ele interessante, não sei se leria porque não faz muito meu estilo, mas não vou dizer que não lerei, porque posso mudar de ideia.
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe então né Larissa! ^^
      Eu realmente não poupo comentários de livros que gostei muito. Porque minha vontade é que todos leiam...ahah
      Beijo.

      Excluir
  22. Eu esse ano tenho o objetivo de conhecer mais da literatura nacional então vou deixar anotada a dica desse livro para ler .
    Apesar de não gostar muito de romance, pela sua resenha vi que vai abordar outros assuntos tbm e por isso me interessei.
    Um beijo
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila,que iniciativa legal. Com as parcerias do blog estou tendo ótimas experiências conhecendo novos autores,acho isso muito importante,além dos clássicos,é claro.
      E o livro vai bem além do romance.
      Beijo

      Excluir
  23. Olá, Rô!
    Que resenha maravilhosa *-* Amei! A estória parece ser muito boa e pelo visto intensa. Muito emocionante e com lições. A trama não fez muito meu estilo, mas quem sabe não dou uma chance?
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Nath!
      Tenho quase certeza de que você iria gostar.
      Beijo.

      Excluir
  24. Nossa, só a sinopse foi suficiente pra me tocar (e convencer também!).
    Adoro esses romances urbanos com um toque a mais de realidade e coisas que muitas vezes passamos. A história me parece ser um excelente passatempo, vou anotar aqui na minha lista.
    Parabéns pela resenha!

    Abraços,

    Pedrim
    http://www.pedrimoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Pedro. e sim...que passatempo! Você devora o livro.
      Abraço

      Excluir
  25. Oii,

    Gostei da história, parece ser bem interessante.
    Com certeza eu leria o livro e já coloquei na minha lista de leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. oi, tudo bem?
    Adorei a sua resenha e fiquei bem curioso com o livro, o que será que aconteceu nessa festa de aniversário, haha. Uma coisa que eu achei sem sentido na história foi o fato dele ser um ex-seminarista, achei o fato um pouco irrelevante na história, mas quem sabe eu mude de ideia quando ler a obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ítalo."Ex-Seminarista" já se refere ao passado né? Então,é essencial para a construção do personagem e tudo que rodeia sua cabeça e seus ideais(ou a falta deles). Talvez com a leitura você compreendesse.

      Excluir
  27. Achei a premissa muito legal! E fiquei bem curiosa sobre o que seria essa tal confusão que acontece! A capa é belíssima, como você disse. Eu não conhecia a editora, mas pelo visto ela capricha! :D

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samy,só lendo pra saber...não vou contar.ahahah.
      Mas pra mim foi algo totalmente inesperado e foi o "bum" da história.

      Excluir
  28. O livro tem um enredo muito instigante e curioso, realmemte é uma obra que só de ler a sinopse nos deixa com uma pulga atrás da orelha, adorei a resenha!!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Luan.
      Espero que possa ler um dia.
      Abraço

      Excluir
  29. Olá,
    Achei a sinopse bem curiosa, por envolver um transplante e um mistério no meio de tudo.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir

TWITTER