quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

RESENHA : "O Gigante Enterrado" de Kazuo Ishiguro

A Resenha dessa semana é desse livro que tanto namorei e tanto ansiei para ler e resenhar.
Vamos lá?




Uma terra marcada por guerras recentes e amaldiçoada por uma misteriosa névoa do esquecimento. Uma população desnorteada diante de ameaças múltiplas. Um casal que parte numa jornada em busca do filho e no caminho terá seu amor posto à prova — será nosso sentimento forte o bastante quando já não há reminiscências da história que nos une? Épico arturiano, o primeiro romance de Kazuo Ishiguro em uma década envereda pela fantasia e se aproxima do universo de George R.R. Martin e Tolkien, comprovando a capacidade do autor de se reinventar a cada obra. Entre a aventura fantástica e o lirismo, O gigante enterrado fala de alguns dos temas mais caros à humanidade: o amor, a guerra e a memória. 


Axl e Beatrice são um casal de idosos que vivem em tranquilidade no vilarejo de casas subterrâneas. Todos os dias trazem sopros de lembranças do seu passado.Este,afetado por uma "névoa" de esquecimento que assombra toda aquela população da Grã- Bretanha .

Certo dia,tomado por súbitos pensamentos melancólicos e atendendo a insistência da esposa, Axl decide que os dois partirão ao encontro de seu filho,que por conta da névoa,eles não lembram a que circunstâncias ele fora embora,nem onde vive atualmente(exceto por alguns resquícios),mas sabiam que onde quer que estivesse,iria recebê-los de bom grado e ansioso por ver novamente seus pais amados.

Não deixando absolutamente nada de relevante para trás,o casal parte rumo às florestas e aldeias tentando puxar da memória,aos poucos, o caminho que leva ao seu destino. Apesar de serem sempre subestimados pela idade,os dois não se deixam abater e unindo suas forças e coragem iniciam sua jornada.

Beatrice tem uma vaga lembrança de uma aldeia próxima e de alguns conhecidos que lá haviam e decide guiar a caminhada para lá,com Axl confiando em seus instintos. Neste lugar,estava ocorrendo um grande alvoroço sobre a história de um menino que havia sido capturado por Ogros e sobre um Guerreiro visitante que o havia salvado. Porém,o menino que foi resgatado trouxe consigo um ferimento de mordida. Isso levou os aldeões a quererem matar o garoto,pois eles acreditavam que o mesmo estava amaldiçoado.

O Velho sábio da aldeia,conhecido de Beatrice,decide que a única forma de salvar Edwin(o garoto), é deixando que ele fuja,na companhia do casal,para que ele seja levado à uma outra aldeia,bem longe dos rumores da maldição,afim de recomeçar sua vida. E Para protegê-lo, Wistan(o guerreiro),deve acompanhá-los.

A Grande Aventura segue agora com esses quatro grandes personagens. Axl e Beatrice não mais enfrentariam os perigos das florestas e suas perigosas criaturas sozinhos. Eles sequer têm ideia de quantas dificuldades enfrentarão juntos. Chegam a descobrir a origem da "névoa do esquecimento" e até como acabar com ela! (ficou curioso né!?)

O Universo Fantástico desse livro é muito bem narrado.Faz com que nossa imaginação trabalhe arduamente para criar os cenários,personagens e seres nele descrito. E são muitos: Dragões, Ogros, Fadas, Demônios e etc. Diversas paisagens:lindas ou tenebrosas...todas são incríveis!

Os Personagens lutam tentando relembrar de coisas que consideram importantes ou essenciais, e essa é a parte mais pesada da história.É o principal dilema vivido,principalmente pelo casal. Será que queremos resgatar todas as memórias? E se lembrarmos de coisas ruins feitas por nós? Vale a pena arriscar nosso amor e companheirismo trazendo lembranças que podem nos machucar para sempre?

Axl e Beatrice são uns dos protagonistas mais especiais com quem eu já embarquei numa viagem literária. O amor, o respeito, o cuidado que têm um com o outro é muito apaixonante,até pelo fato de tudo se passar num ambiente em meio a tantas dificuldades e temas tensos como guerra e vingança,no qual o livro aborda.

Pra quem curte Literatura Fantástica essa obra é um verdadeiro presente. O autor Kazuo Ishiguro é o favorito de muitos leitores. Na verdade eu só conhecia o filme Never Let Me Go,que é adaptação de sua obra,que leva o mesmo nome, e curti demais. Apesar de ser um outro gênero,eu gostei MUITO da sua narrativa e as outras obras dele já são muito bem vindas na minha estante.hehe.
Arte e Diagramação Maravilhosa!

Espero que tenham gostado da indicação e resenha. 
Beijo na alma!


26 comentários:

  1. Ainda não conhecia o livro e nem o autor, mas suas resenha me fez ficar extremamente curiosa. Quero sair um pouco da minha zona de conforto literária.

    Sds

    myself-here1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostei muito da resenha, sou viciada em livros desse gênero :)
    Beijinho :*
    http://bellapagina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Literatura fantástica é o que me atrai. Muito boa a sua resenha. Esse vai entrar minha fila, nada pequena de leitura. Rsrs :D

    @_rodrigofsilva

    ResponderExcluir
  4. Hi baby, tudo bem? gostei bastante da resenha e achei a premissa do livro bem interessante e diferente do que temos hoje em dia!

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas gostei bastante da premissa! Também achei a capa linda.
    Gosto bastante de livros de fantasia e achei interessante esse envolver dragões, fadas, ogros, demônios e etc... Me deixou bem curiosa para conhecer esse universo criado pela a autora e também como a história se desenvolve.

    Beijos:*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Já tinha visto esse livro, mas não tinha lido nenhuma resenha sobre ele.
    Fantasia não é meu gênero favorito, mas eu leio de vez em quando..
    Essa premissa me deixou bem curiosa, e o livro em sim possui uma linda capa !
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Estou encantada com esta capa!
    Muito linda, amo livros que tem um fundo de guerra, fica bem mais dramático qualquer história, acho que iria gostar muito do livro!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  8. Ro! Não conhecia esse livro, mas achei ele intenso, não sei explicar o motivo, mas sua resenha me passou isso, algo forte, marcante... a séculos não leio nada assim: sobre a vida, o tempo, e intenso. Adorei.
    Beijos, Bru - www.naoemprestolivros.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Já tinha ouvido falar desse livro e estava bem curiosa, mas não tive ainda a oportunidade de lê-lo.
    Sua resenha me deixou bastante curiosa, rs. Adorei!

    Bjs
    http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu estava com muita vontade de ler uma resenha desse livro, saber que como protagonistas há um casal de idosos me anima muito, não aguento mais livros com meninos de 15 a 18 anos e seus enredo clichês. Eu fiquei maravilhada com a história de O Gigante Enterrado.

    ResponderExcluir
  11. Preciso ler esse livro, urgentemente, tudo por culpa da tua resenha, que me deixou nessa louca vontade.

    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, gostei muita da resenha e já quero ler esse livro, gostei da capa e a premissa me pareceu super interessante, assim como os personagens (que parecem encantadores).

    ResponderExcluir
  13. Nunca tinha ouvido falar do autor ou do livro, mas ele parece ser bom. Desses livros marcantes que realmente tem algo a te ensinar sem parecer que está ensinando. Fiquei curiosa pelo casal principal ser de idosos, ultimamente só tem livro com adolescentes.
    Adorei a resenha e quero esse livro. Suas resenhas vão me deixar ainda mais pobre hahaha
    Bj :)

    http://umleitornooceano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie
    infelizmente não sou fã de literatura fantástica mas que edição linda hein e ouvi falar muito bem do livro várias vezes, quem sabe um dia arrisque

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem?
    Adoro fantasia, faz algum tempo que não leio uma que me cause uma reação tão boa quanto essa causou em você, a última eu acho foi O despertar do príncipe, que eu adorei. Colleen Houck é uma ótima escritora de fantasia!

    ResponderExcluir
  16. Você falou George R.R. Martin e Tolkien??????? Meu Deus, já me interessei muitoooo! Kkkk sou muito fã de fantasia e essa me pareceu ser muito fodd. Com certeza vou dar uma chance. Anotado!

    Abraços,

    Pedrim
    http://pedrimoliveira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Só leio elogios dos livros do Kazuo e "O Gigante Enterrado" é um que venho desejado há um bom tempo. Não sei bem ao certo quando conseguirei adquirir meu exemplar, mas a cada nova opinião positiva, meu desejo pela leitura só cresce.
    Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  18. E essas páginas com lombada azul!? OMG.

    Adorei a resenha rodrigo e parece ser um livro bem legal, vou anotar a dica aqui.

    Abraços. http://www.meninoliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Rodrigo... a primeira vez q vi este livro me apaixonei... a capa e o livro são lindos.... q bom saber q a estória tb é boa... ótima resenha...

    Belas Terapias / Fan page

    ResponderExcluir
  20. Olá, Rodrigo!
    Desde o lançamento estou namorando esse livro! Ele parece ser fantástico :) A arte e a diagramação maravilhosas *-* Amei sua resenha! Preciso!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  21. Esse livro é lindo! A história é tão instigante... Quero esse livro para ontem, adorei a resenha!!

    Abraços e até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oie,
    To lendo esse livro e ele é incrivel!!! Mas a única coisa que me incomoda são os capitulos gigantes </3

    Étreintes!!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oláa! Gostei da premissa, bem diferente do que costumo ler!!
    E sua resenha está esplêndidaaa!!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  24. Rodrigo, amei tudo! Amei sua resenha, amei a capa do livro, a premissa e principalmente o fato de ter um casal de idosinhos. Vou colocar na minha booklist com certeza.

    Beijos

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá,

    Eu conhecia esse livro, ate tentei começar a ler, porem não fluiu para mim, não faz o meu gênero. rsrs
    Mas fico feliz que tenha gostado.

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. A edição mais linda de todas as edições mais lindas.
    Ahh, Olá!!
    Eu preciso muito ler esse livro e já não aguentava mais você me indicar ele.
    Quero também todos os outros livros desse autor, pena que são caros demais! :(
    Bjs

    ResponderExcluir

TWITTER