segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

RESENHA: Livro "Espelho das Cores" de Pedro Ivo

Primeira postagem de 2016 traz a resenha da Obra Espelho das Cores do autor parceiro Pedro Ivo.
Onde comprar o livro + Perfil do autor AQUI


Gabriel é um adolescente comum: vai à escola, cultiva amigos, frequenta um grupo de adolescentes da igreja e, como pode acontecer com qualquer outro de sua idade, perturba-se com a descoberta da paixão. Não esperava, contudo, que essa paixão pudesse se dividir entre Anabelle e o melhor amigo, Juan, causando um conflito inesperado entre sua sexualidade e as convicções de sua religião.
   A descoberta de uma nova amizade, contudo, poderá ser capaz de abrir-lhe os olhos para seguir um novo caminho, mas somente a sinceridade de todos ao seu redor será capaz de revelar as verdades que os conduzirão até as últimas consequências de suas experiências e perspectivas de vida.


Gabriel faz parte de um grupo de jovens da Igreja intitulado Mensageiros. Entre os integrantes desse grupo, existe Anabelle. A Garota loira e de olhos verdes era até então a paixão secreta de Gabriel. Ele já babava por ela na escola e depois de entrar nos mensageiros o interesse brotou de vez.

No mesmo grupo, Gabriel fez um grande amigo: Juan. Este, diferente do outro, era popular, tocava violão, dono de um par de olhos esverdeados, rosto e corpo bonitos e que era sempre muito simpático e atencioso com todos, conquistou a amizade e confiança de Gabriel, que então contou seus sentimentos sobre Anabelle para o amigo.

Juan deu a maior força para que o amigo chegasse na garota e lhe abrisse o coração. E Foi assim mesmo que Gabriel fez. No mesmo dia, na escola, o rapaz chegou para a amiga e lhe confessou tudo. Disse que a achava linda, interessante, delicada e que o fato de ela fazer parte do grupo da Igreja fazia com que ela fosse mais ainda a garota ideal para ele. A Reação da menina mesmo surpresa, foi bem tranquila. Agradeceu por ele a achar tão interessante e falou coisas sobre não desistir do amor, mas o rejeitou soltando a bomba que ele não esperava.

O Dia tinha acabado para Gabriel. Triste e desiludido ele recorreu ao seu melhor amigo. Juan o convidou para almoçar na sua casa e depois jogar Guitar Hero, pra tentar animá-lo. Até que nessa brincadeira algo acontece causando constrangimento e total surpresa, os deixando totalmente desnorteados, e nessa hora, Gabriel inventa qualquer desculpa, pega sua bike e vai embora...confuso...aos prantos...desesperado.


Gabriel estava um turbilhão de sentimentos depois do ocorrido. Perturbado com o que seu corpo, mente, coração e convicções gritavam. A sua quase tentativa de suicídio na rua foi interrompida por Bruno, também seu colega de grupo da Igreja, que o viu naquela situação e pegou Gabriel para um lanche, na tentativa de o ajudar de alguma forma. Bruno, também com seus 17 anos, entendia Gabriel. Já tinha passado por muita coisa e aceitado a si próprio, sem conflitar com sua vida no Mensageiros.

Depois que tudo isso aconteceu, Gabriel se afastou do grupo e de Juan. Se dedicou mais ainda à sua paixão em escrever no seu querido caderninho azul, no qual despejava todos os seus sentimentos fosse como prosa,ou poesia. Mas semanas depois, Juan procurou o amigo na tentativa de retornar a
normalidade que era antes de tudo aquilo. Gabriel foi reluto, mas naturalmente, estava voltando às reuniões do grupo, participando de atividades já se aproximando novamente de todos, principalmente de Juan.

Num luau organizado pelos Mensageiros, Gabriel aproveita um tempo a sós com Juan e tenta explicar um pouco como está se sentindo em relação a tudo que aconteceu. Juan escutou tudo de forma atenciosa, e até compreensiva, explicando que as vezes é difícil se achar encaixado num mundo tão cheio de regras. Chegou até a falar que "você não está sozinho nessa". Mas o que isso queria dizer realmente...Gabriel não conseguiu descobrir naquele momento.


Convidado pelos colegas de grupo, Gabriel aceita o convite de passar o Réveillon com todos no Lago Azul. Um local muito bonito na cidade. Com seus relacionamentos devidamente reatados com os amigos, Gabriel nem imaginava que esta fatídica noite traria emoções muito mais intensas do que as comemorações de ano novo.
Preciso confessar que fiquei muito passado (nem imaginava o que ainda estaria por vir) com as cenas que viriam a seguir...Senti a dor de Gabriel, apesar de nunca ter passado por isso (Graças a Deus!haha). Algo que destruiu corações...exatamente, no plural!

Muita coisa acontece após. Os capítulos começam a ser narrados não só por Gabriel. Mas também por Juan, Anabelle e até Bruno. O Leitor começa a conhecer cada lado da história e a entender a visão de cada um. Gabriel reúne todos, pra tentar pôr a história a limpo e jogar tudo num livro. Mas acaba se frustrando, pois há divergências, principalmente da parte de Juan.

Anos Depois, cada um está seguindo sua vida. Anabelle e Bruno resolvem fazer uma surpresa no dia do aniversário de Gabriel, que está morando na capital. O Aniversariante, depois de um dia estressante de trabalho e aulas, fica muito feliz ao receber a visita dos dois amigos, mas sente a falta de uma peça importante do passado...Juan.
Aquela reunião reaviva a vontade de continuar o projeto do livro. E esses planos, junto com as tentativas de contactar Juan são o que levam essa história a MAIS REVIRAVOLTAS IMPRESSIONANTES que deixam o leitor de boca aberta. 
Aparecem novos personagens que vão fazer toda a diferença para que a corda bamba que é esse drama balançar ainda mais!

Me peguei rindo muito, refletindo bastante, torcendo demais...amando alguns personagens, odiando outros. Não lhes direi quais são. Pois ao terminar a obra você vai tirar suas próprias conclusões. Você certamente conhece algum Gabriel, alguma Anabelle, Juan ou Bruno. São histórias que poderiam sermos nós mesmo contando. Dramas diários de adolescentes, jovens e adultos comuns.

O Livro possui vários poemas muito coerentes com as situações de cada capítulo. A Estrutura da narrativa é muito diferente do que eu sou acostumado a ler, e creio que da maioria também. Excluindo travessão e acentos como o "ponto" e a vírgula, em certos parágrafos, desconstruindo a formalidade tão comum presente na literatura clássica e contemporânea. Parece estranho, e foi de certa forma pra mim, no início. Até conseguir captar a necessidade da falta desse padrão, dando uma nova alma na interpretação do texto.
Há "prints" das mensagens de texto trocadas pelos personagens, que nos dá certa familiaridade com o que realmente vivemos hoje em dia. Ou seja,  existem muitos detalhes,muita preocupação, muita alma e muita dedicação nessa obra. Desde a temática envolta da descoberta da sexualidade, questionamentos de padrões sociais, amizades, paixões, autoconhecimento...não há como você devorar esse livro sem tirar no mínimo algumas lições para sua vida.

Agradeço muito ao autor por me confiar sua obra, e por me proporcionar mais uma feliz leitura na minha saga literária.
Espero principalmente que vocês tenham gostado da resenha e que lhe tenham interessado a ler um dia Espelho das Cores. Vai entrar na lista das minha releituras pra daqui há um tempo, com certeza!

Beijo na Alma de todos!

55 comentários:

  1. Oee,
    Que resenha gigante! Parei de ler na metade por motivos de: EU QUERO ESSE LIVRO! Quando eu quero ler um livro leio só um pouco dele e já paro porque gosto de ler sem saber muita coisa dele. Anotado já.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem bom Gabriel.Queira mesmo,vc vai adorar!
      abraços

      Excluir
  2. Oi Rodrigo!
    Estou chocada com tantas reviravoltas que este livro tem! hahaha Um enredo bem bacana, fora do clichê e até mesmo um pouco "pesado" por se tratar de um cara que se descobre gay no meio de um grupo de religiosos. Espero que no final da historia tudo se acerte!
    Beijos

    Blog Relicário de Papel
    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! Tem muitas reviravoltas,eu quase fiquei louco tentando adivinhar que fim tudo ia dar.
      Bjo

      Excluir
  3. Rodrigoooooo, uma palavras: UAUUUUUUU!
    Amei tudo sem ler, amei a estrutura e construção dos personagens!! Sua resenha está impecável!!
    Beijão, Bru - www.naoemprestolivros.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei, com propriedade de autor :D <3

    ResponderExcluir
  5. Uma resenha que não deixou a desejar... tão bem feita que instigou a leitura desse romance. Estão de Parabéns; Rodrigo e Perdro Ivo.
    Obs.: o autor é aprendiz de Saramago? Hehehe! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa,que bom que gostou!
      Muito Obrigado ;)
      Abraços

      Excluir
  6. Olá, eu não conhecia o livro e pelo que vi na tua resenha ele parece mesmo nos proporcionar milhões de sentimentos durante a leitura. Achei a trama muito interessante e até fiquei curiosa com a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Beatriz.
      Espero que um dia o possa ler.

      Excluir
  7. Opa! Me interessei muito. Parece-me daqueles tipos de livros que levam totalmente ao bom entorpecimento literário. :) Quem sabe, né? Vou anotar aqui.

    Abraços!

    Pedro
    http://pedrimoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro,pois anote!
      Certeza de que você vai gostar.
      Abraço!

      Excluir
  8. Rodrigo,

    Amei sua resenha, está tão completa que parece que lemos o livro junto com você. A história parece interessante, ainda mais que se passa em um cenário religioso, tenho um fraco para coisas ligadas à religião.

    Beijos

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa,obrigado!
      A História é maravilhosa,você se apega muito ao enredo.
      Bjo

      Excluir
  9. Oi, Rodrigo! Tudo bem?
    Mas que resenha, hein, amei demais, sério, trouxe todas as informações que eu queria a respeito desse livro, pela capa eu até leria, mas não ia ficar tão empolgado assim, após conhecer com tuas palavras eu fiquei super interessado, pretende ser uma história bem bacana e me cativou muuuuuuito. A melhor descrição que tu fez foi "São histórias que poderiam sermos nós mesmo contando", sério, amei demais!
    Carpe diem, http://www.entreutopias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luan,muito obrigado!
      Espero que possa ler logo e adora,assim como eu.
      Abraço

      Excluir
  10. Oie
    Não conhecia o livro mas sua resenha com certeza me deioxu curiosa para conhecer melhor, adorei as frases destacadas e parece uma leitura muito boa

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Catharina.
      Sim,as frases são lindas,e no livro tem muito mais.
      Bjo

      Excluir
  11. Oie,

    Com a sua resenha falando tão bem do livro eu fiquei com muita vontade de conhecer a história, pleo que eu li parece não ser muito o meu estilo, mas é sempre bom se arriscar e pelo que percebi são tantas reviravoltas, parece ser uma montanha russa de emoções a leitura desta obra.

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayla,espero que possa dar uma chance pra essa leitura,então.
      Bjo

      Excluir
  12. Eitaaaaaa... Esse livro parece ser muito bom! Cheguei na metade da sua resenha querendo comprar e ler hoje.
    Sua resenha está simplesmente impecável! Falando o necessário pra deixar qualquer um louco pela história. Parabéns.
    Bj,

    http://umleitornooceano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah,muito obrigado Letícia.
      Que bom que gostou,e torço pra você ler logo também.
      Bjo

      Excluir
  13. Achei o título bastante poético e a capa tem tudo a ver com ele! A premissa me chamou atenção e ainda que eu não esteja na vibe para esse tipo de livro no momento, irei adicioná-lo aos desejados para, no futuro, dar uma oportunidade ao livro. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  14. Olá, essa é a primeira vez que vejo esse livro e te agradeço por me apresentá-lo, a história parece diferente de tudo o que já li ao mesmo tempo em que me parece muito interessante e do tipo que eu gostaria de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marijileite,por nada :)
      Adoro apresentar novas obras,de novos autores.
      Espero que o possa conhecer logo também.

      Excluir
  15. Oi Rodrigo, tudo bem?
    Eu conheci esse livro através de um amigo e até divulguei no meu blog. Que bom que gostou do livro, eu já queria ler e, depois de sua resenha, fiquei bem mais interessada. A história me parece muito boa e sua resenha está maravilhosa, citou pontos que me deixaram louca para ler esse livro.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica,que massa!
      Pois espero que possa ler em breve.
      Bjo

      Excluir
  16. Fiquei curiosa para saber o que aconteceu neste Réveillon. Eu já imaginai Juan dizendo que amava Gabriel pelo jeito que contou e_e hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana,só lendo pra saber realmente o que aconteceu...hahaha.
      Não contaria nunca,pois acontece bastante coisa.

      Excluir
  17. Nossa, esse livro é completamente diferente de tudo que eu imaginava! Não dava tudo isso pra ele não... hahaha Agora fiquei muito curiosa e pretendo ler, com certeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dany,confesso que ele me surpreendeu também.
      Gostei muito da premissa e tal,mas foi muito melhor do que eu esperava.
      Bjo

      Excluir
  18. To curiosa agora *-*
    Gostei muito da proposta do livro, mas creio que no começo me incomodaria com a falta de pontuação. Mesmo assim quero lê-lo.
    bjs, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sofia,isso é algo que você se acostuma num instante.
      A estória prende 100% da sua atençaõ.
      Bj.

      Excluir
  19. Meu Deus que história chocante hein. Tantas reviravoltas, e a batalha que esse garoto enfrentou nossa. Um livro bem denso e não sei se seria capaz de conseguir ler ele.

    Ótima resenha Rodrigo, www.meninoliterario.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado.
      Bom,apesar das dificuldades enfrentadas pelos personagens,não é uma leitura pesada,muito pelo contrário.

      Excluir
  20. Nossa, que livro diferente, não sei se me adaptaria a leitura, iria ficar perdido e isso não seria bom, mas quando eu tiver mais coragem, com certeza poderia me arriscar na leitura! Adorei a resenha!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luan. Não tem como se perder não,rapaz.
      É uma leitura de fácil compreensão e muito gostosa,até.
      Abraços

      Excluir
  21. Oi, tudo bem?
    Não é o tipo de livro que costumo ler, mas ache bem interessante ter poemas coerentes com cada situação.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angélica.Os poemas são todos lindos.
      Bjo

      Excluir
  22. Olá Rodrigo!
    Desde que você apresentou a parceria com o autor e mostrou a sinopse desse livro eu já o desejava haha Agora com sua resenha tenho certeza que vale a pena ler! Uau amo estórias assim e muitas reviravoltas! Amei! Espero gostar tanto quanto você!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Nath!
      Pois espero que possa ler e adorar também.
      BJO

      Excluir
  23. Oi Rodrigo, tudo bem? A capa do livro é bem diferente, me chamou a atenção. Ainda não o conhecia, mas gostei muito da proposta, realmente é muito difícil lutar contra nossos sentimentos, não podemos fugir de nós mesmos. Sua resenha ficou ótima! Beijos, Érika

    >> www.queroseralice.com.br <<

    ResponderExcluir
  24. Eu não conhecia o livro, nem mesmo a editora. Não é muito o que eu estou procurando ler no momento, mas eu vou colocar ele na lista porque pode ser uma leitura que vai me tirar da zona de conforto.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá, mesmo sendo um livro adolescente parece ser bem profundo das questões de indecisões pessoais, e essas coisas. Acho que a única parte da qual não teria muita paciência seriam com os poemas as fora isso parece um ótimo livro.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi Rodrigo!
    Confesso que comecei ler sua resenha com um pé atrás porque achava que esse livro se tratava apenas de mais uma história clichê de amor adolescente mas tive a feliz surpresa de saber que ele aborta assuntos ainda mais profundos! Adorei ler tudo isso e parece que é realmente um livro interessantissimo. Quero muito ler em breve.
    Beijos
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  27. Oii,

    Nossa, estou sem palavras com a sua resenha e também com a história contada.
    E confesso que estou bem curiosa para saber mais sobre o desenrolar desse livro.
    Parabéns pela resenha.

    beijos

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Já li esse livro e confesso que o Pedro arrasou! Hahahahah
    http://quetal-carol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Carol, muitíssimo obrigado pelo comentário! Tenho recebido excelentes feedbacks e estou preparando a versão em e-book ainda para este primeiro trimestre, completamente revisada. Também o trailerbook do livro já está disponível! Colocarei o link abaixo.

      Excluir
  29. Agradeço a tod@s @s leitor@s e futur@s leitor@s pelos comentários e interesse na obra. Fico muito feliz e que haja uma explosão de cores sempre a vida de vcs!
    Deixo aqui o primeiro trailerbook de nosso canal no YouTube. Espero que apreciem!

    https://youtu.be/h1HGONtV1X8

    ResponderExcluir
  30. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro, mas fiquei curiosa para saber o que aconteceu com o protagonista e saber mais sobre o desenrolar da história, mas acredito que infelizmente não é uma leitura que farei tão já.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  31. Oi, tudo bem? :) Bacana a sua resenha, embora eu ache que você tenha abusado um pouquinho na parte do resumo... Você poderia ter sido mais sucinto. Mas, de qualquer forma, sua parte opinativa foi ótima e mostrou muito bem tudo que desejava. Não pretendo ler o livro, mas sei de amigos que adorariam lê-lo e vou indicar seu post para eles.

    ResponderExcluir

TWITTER