sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

INDICAÇÃO : "Incidente em Antares" de Erico Verissimo

Olá Queridos!

Bom,hoje trago uma indicação de um livro muito bacana pra vocês.Resolvi não fazer resenha desta obra,apenas indicá-la e trazer algumas curiosidades.
O Livro foi indicado pela minha professora de Literatura.E será discutido em sala.
Eis a obra:


É 11 de dezembro de 1963. Greve geral em Antares. O fornecimento de luz é interrompido, os telefones não funcionam mais, os coveiros encostam as pás. Dois dias depois, uma sexta-feira 13, sete pessoas morrem - entre elas D. Quitéria, matriarca da cidadezinha. Insepultos e indignados, os defuntos resolvem agir - querem ser enterrados. Reunidos no coreto, decidem empestear com sua podridão o ar da cidade. Enquanto ninguém os enterra, porém, resolvem acertar as contas com os vivos e passam a bisbilhotar e infernizar a vida dos familiares.

Outras Edições
A Estória é divida em duas partes.Livro 1(Antares) e Livro 2(Incidente). A Sinopse acima refere-se principalmente ao Livro 2. O Livro 1 é bem mais introdutório,nos apresenta a origem da cidade,suas influências e personagens. Algo muito interessante nessa obra é que ela mistura a história com a ficção. Passa por momentos importantes tanto do nosso país,como do mundo.Mas sempre entrelaçando esses fatos com os personagens fictícios.Políticos brasileiros como Getúlio Vargas e Jânio Quadros,são alguns dos personagens reais que fazem parte do enredo.

O Livro 2,na minha opinião(creio que da maioria) é a parte mais interessante de tudo. Pois é o momento fantástico da leitura. Personagens apresentados no Livro 1 que morreram,são impedidos de serem enterrados por conta da greve da classe operária,inclusive os coveiros.
Esses Zumbis então decidem reivindicar seus direitos de serem sepultados como todo cidadão morto que se preze(haha). Então,esses indivíduos com diferentes personalidades levam a pequena cidade e seus representantes à loucura!

O Livro no geral é muito,muito bom! Eu duvidei no início pois a primeira parte do mesmo é um pouco massante.Fala bastante de política,e esse é um assunto que definitivamente não me apetece. E se o Livro não fosse atividade da cadeira que estou fazendo eu certamente o teria abandonado,e como consequência desperdiçado essa riqueza da nossa Literatura. Porque sim! É muito bom.Adorei a narrativa de Érico Veríssimo.Não o conhecia e é essa a indicação principal que vos trago: Há muitas obras e autores nacionais que deixamos passar por puro preconceito,ou falta de conhecimento.Julgamos pouco e ruim.

A Rede Globo em 1994 fez uma adaptação para a TV em forma de Minissérie,contando com 12 capítulos. Nunca assisti,mas espero fazê-lo em breve. Creio que deve ser boa,pelo menos pelo elenco EXCELENTE como: Marília Pêra, Fernanda Montenegro, Regina Duarte,Paulo Betti e etc.
Capa do DVD da Minissérie


Natural de Cruz Alta, RS. Escritor de estilo simples, excelente contador de histórias, uma das grandes expressões da moderna ficção brasileira. Na sua maneira cinematográfica de apresentar as histórias, Erico Verissimo ampliou o romance, focalizando o homem contemporâneo divorciado da religião, na busca de uma solução nem sempre otimista.Filho de família tradicional, mas arruinada economicamente, exerceu várias atividades profissionais: foi ajudante de comércio, bancário, balconista de farmácia e desenhista na imprensa gaúcha. Viveu nos Estados Unidos, onde foi professor de Literatura Brasileira.Sua temática é tipicamente brasileira e, mais que isso, regional, gaúcha. A tentativa de recriação genealógica e social da história do Rio Grande do Sul atingiu seu ponto culminante na trilogia O Tempo e o Vento: O Continente, O Retrato e O Arquipélago.



Então gente,espero que tenham gostado da indicação.Principalmente quem tem vontade de experimentar uns livros nacionais ou clássicos.Deixo um quote muito bacana que tirei da obra.. Bjos!





44 comentários:

  1. Oi, Rodrigo.
    Eu acho a premissa de Incidente em Antares interessantíssimo,
    só não o li ainda por falta de oportunidade, mas pretendo, ela
    é um clássico nacional e com certeza é uma leitura que vale a pena
    e deve ser divertidíssima, também sou louca pra assistir a série.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kris,de fato tem momentos muito divertidos. Espero que possa ler e ver a série ;)
      Beijo

      Excluir
  2. Já li um livro do Erico! Mas confesso que não tenho muita vontade de ler os demais dele, quem sabe um dia.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido falar do livro mas nunca tinha visto nada sobre a minissérie, fiquei curiosa agora... tentarei ler a obra antes e depois vou procurar os episódios, uma vergonha ter vários titulos de Verissimo na estante e não ter lido nenhum TT_TT
    vou me redimir lendo ao menos dois esse ano... Antares será providenciado em breve, obrigada pela dica ^^
    Gostei do seu blog, vou até seguir...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por Nada Valéria. Eu também acho um pecado não ter lido Erico antes.
      Bj

      Excluir
  4. Que post massa! Nunca li nada desse autor. Mas esse livro chamou minha atenção pela coisa ali dos mortos reivindicarem seu direito de sepultamento, parece ser uma coisa bem louca.

    Até a próxima Rodrigo, www.meninoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Verdade,é bem louco,mas muuuito coerente e a mensagem que é deixada é massa demais.
      Abraços

      Excluir
  5. Olá Rodrigo!
    Ainda não li esse livro, mas fiquei interessada. Ainda mais por ser de um autor tão genial. Com certeza darei chance as obras dele! Amei o post! Bem rico em informações!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Nathy!
      Pois espero que goste de Erico tanto quanto eu.
      Bjo

      Excluir
  6. Olá!
    Não conhecia o livro e muito menos o autor.
    Sua resenha está bem escrita e fiquei bem curiosa em saber como mortos reivindicam! Kkkkkk
    http://quetal-carol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Rodrigo, tudo bem?
    Eu conheço o autor e tem um amigo que gosta desse tipo de leitura, por isso vou indicar pra ele. Não é meu estilo de leitura, mas se tivesse a oportunidade de ler eu leria sim e daria uma chance para o autor. Valeu pela dica ;)

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por Nada Jéssica.Espero que seu amigo se divirta lendo esse livro.
      Beijo

      Excluir
  8. Ah, tem esse livro no Instituto onde estudo.
    Vou pegar ele pra ler qualquer hora dessa. :)
    Obrigado pela dica.

    Abraços!

    Pedrim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada Pedro!
      Pois espero que goste quando o pegar.
      Abraços

      Excluir
  9. Oi Rodrigo, tudo bem? Ainda não li nada do autor, mas já tinha ouvido falar dessa adaptação da Globo. Acredito que a leitura seja sempre melhor pois estimula nossas mentes a criar nossa própria versão da história você concorda? Gostei muito da estrutura do post, parabéns! Beijos, Érika

    >> www.queroseralice.com.br <<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érika,dificilmente a adaptação é melhor que o livro,concordo com você.Vi apenas algumas cenas da minissérie e te dou certeza de que o livro é melhor.
      Beijos

      Excluir
  10. Oii
    Érico Veríssimo é maravilhoso! Já li o continente 1 e 2 do autor. Pretendo continuar a saga o tempo e o vento em 2016! Esse também está na minha lista!
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Saga de "O tempo e o vento" entrou na minha wishlist depois que conheci a narrativa do Erico. Já tinha ouvido falar,mas agora tô desesperado pra ler também.
      Beijo

      Excluir
  11. Oie tudo bem? Ainda não li este, mas confesso que adorava receber indicações de livros dos professores. Não lia todos, mas sempre lia um ou outro que me indicavam, o melhor foi "Quando Nietzsche Chorou"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,Thaísa. Não li esse ainda,mas vou pesquisar pra ver o que rola ;)

      Excluir
  12. Olá; eu li esse livro na época do colégio, peguei emprestado na biblioteca essa edição do meio. Me lembro de ter gostado bastante da história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marijileite,o meu também é esse do meio. Confesso que acho a capa mais feia de todas...rsrs.

      Excluir
  13. Oi, Rodrigo! Tudo bem?
    Adoro literatura nacional, sério, e a capa deste livro indicado está bem bonita, adorei! Nunca li nada do Erico, só umas citações, sabe? HAUHAAHAUHUA, mas nunca me aprofundei tanto assim, e assim que li todas as informações da postagem eu fiquei desejando demais agora, hahaha, já quero! Gostei da divisão entre Livro 1 e 2, e seus comentários me despertaram enorme curiosidade ;)
    Carpe diem,
    http://www.entreutopias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luan,que massa! Espero que possa mesmo lê-lo.
      Abraços

      Excluir
  14. Oieee!
    Que é que já n~eo leu pelo menos uma obra de Erico? Sensacionais!

    Beijinhosss...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente várias pessoas...rsrs.
      Mas todo mundo merece ler Erico. :)

      Excluir
  15. Oiiie
    Poxa, nunca li nada do autor pelo que sei é uma obra bem famosa mesmo, espero poder um dia ler se tiver paciencia ahhaah

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá! Sei que Erico é um clássico, mas infelizmente nunca li nada dele... Não me agrado do assunto politica, não sei se teria paciência para concluir a leitura, mas sei que as obras são boas.
    Beijos, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lara,eu também não sou muito fã de política não. Mas apesar dessa parte da estória,o livro vale muito a pena.
      Beijos.

      Excluir
  17. Ai, esse não me pega, até porque prefiro ler suas resenhas sobre. Gosto da sua escrita e da forma como conduz, o que facilita muito minha vida ahuhaua!! Já fui coagida a ler no ensino médio, me libertei depois disso ahuahauh!!
    Beijos, Bru - www.nãoemprestolivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah. Muito Obrigado Bru!
      Adoro sua honestidade.
      Beijo

      Excluir
  18. Oi Rodrigo,

    Se não me engano li esse livro quando fui fazer meu primeiro vestibular... séculos atrás! Não me lembro da leitura, um problema que eu tenho quando leio algo por obrigação, mas acredito que não o leria de novo :/

    Beijos

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se o leria de novo. Mas o autor,certamente eu quero mais.rs
      Beijo

      Excluir
  19. Muito interessante a obra, mas deixarei a indicação passar, pois não é um livro que me desperte a curiosidade de ler...

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Nossa li Verissimo há tanto tempo, que sinceramente estou pensando aqui se li ou não esses daí...
    Hoje em dia confesso que não tenho tanta paciência para livros deste estilo, creio que fico meio entediada com a leitura.

    http://euinsisto.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena que não lembre.Sinal que não lhe marcou...acontece :)

      Excluir
  21. Não é bem um livro que se encaixa no meu gosto literário, mas eu conheço amigos que certamente iram adorar o trabalho desse autor.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Débora. O bom de ter amigos leitores é isso...uma indicação nunca passa batida. ;)

      Excluir
  22. Amo a literatura brasileira. Amei o fato de você indicar um nacional de um autor tão incrivel.
    Amei o post!
    Ainda não li esse livro dele, mas fiquei muito curiosa.
    Bj.

    http://umleitornooceano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oii, tudo bem?
    Eu adoro este livro, li ano retrasado, e gosto muito das obras deste autor. Infelizmente não sabia que tinha minissérie e fiquei feliz, pois poderei assistir.
    Beijão

    ResponderExcluir

TWITTER