terça-feira, 1 de dezembro de 2015

RESENHA: "As Crônicas de Miramar e o Segredo do camafeu de Prata" Wemerson Damasio e Flávio St. Jayme

Como vão Leitores Queridos!?

Trago-lhes a Resenha da Obra As Crônicas de Miramar e o Segredo do Camafeu de Prata dos Parceiros Wemerson Damasio e Flávio St. Jayme


Elizabeth é uma adolescente de 15 anos órfã de mãe, mas vive com o pai. Certo dia, este em reunião com o diretor da escola decide que é hora da filha mudar de colégio com a desculpa de que "será melhor pra ela". Além de uma visita de um casal super misterioso que o pai recebe com a proposta de mudança e fica decidido: Mudar de escola...e de cidade. Liz, sem ter muito o que discutir apenas aceita, mesmo muito confusa por achar que é uma menina normal e sem saber para onde exatamente está indo, confiando cegamente no pai.

Gabriel tem 18 anos. Já está terminando o ensino-médio e trabalha em um supermercado. Não gosta nem um pouco da sua rotina casa-escola-trabalho...todo dia. Gabriel sabe que é diferente, conhece suas "habilidades". Então por conta própria decide fazer uma pesquisa minuciosa em alguns fóruns da internet e finalmente encontra o lugar onde se encaixa e logo após de receber a confirmação de que "foi aceito", decide também se mudar para lá.

Sara é uma menina de 13 anos. Possui uma personalidade forte e é constantemente alvo de bullying na escola. Não sabe se é por conta de seu jeito de ser ou pela aparência. Já que é negra e usa um cabelo estilo "Black Power" de muito estilo pra deixar bem claro o orgulho de suas raízes. Certo dia, já de saco cheio das perseguições sofridas pelos colegas, ela se mete numa confusão com um garoto e quase incendeia a sala de aula sem ao menos ter tocado em nada. Isso foi o estopim para que os pais, cientes de que a filha é "diferente" providenciassem a mudança tanto da escola, como da cidade.

Esses três jovens estavam partindo para o mesmo destino: Miramar.

Miramar não existe no mapa. Não é uma cidade, nem um bairro. Mas Existe! E é "governada" por uma mulher bonita e poderosa chamada Caroline Coren. A Mesma define Miramar como um lugar encantador mas que quase ninguém conhece. É um lugar simples,onde tudo que é consumido é cultivado por lá mesmo, pelos próprios habitantes. Não existe polícia, pois todos os moradores se conhecem então não há desavenças.
De fato Miramar é bem simples. Todas as casas são iguais( menos a de Caroline, pois a mesma vive em um casarão) e só existe uma única escola, um hospital e uma fazenda onde fazem cultivo de alimentos e criação de animais.

Na "Colônia" algumas pessoas já sabiam e esperavam a chegada dos novos moradores. Especificamente Daniel e Isaac. Os dois são melhores amigos. Daniel já mora há bastante tempo em Miramar e Isaac há alguns meses. Ambos já conhecem suas habilidades e estão sempre juntos se defendendo dos valentões que vivem lhes perturbando, principalmente pelo fato de Isaac ser gay. Os ataques são constantes mas Daniel sempre procura lhe defender usando seu ''poder''.

Dan mora somente com a Mãe. Tem 16 anos e é bastante caseiro (não por opção já que Miramar é bastante limitado) mas o que quero dizer é que quando não está com seu amigo está sempre vendo séries ou filmes em DVD. Já Isaac é mais extrovertido, sempre com piadas na ponta da língua, blusas coloridas, com frases de músicas e jargões típicos de garotos gays. Sua origem indiana atiçava ainda mais as chacotas que Arthur, Jhonatan e Erick (os valentões) faziam. Mesmo assim, ele não se deixa abalar.

A Chegada da Família de Liz foi agradável, recepcionada pela Família de Dan. A de Sara foi bastante tumultuada pela rebeldia da garota, tornando a primeira noite muito estressante. Mas a Chegada de Gabriel definitivamente foi a mais estranha. Como ele foi sozinho, sem família, Caroline decidiu que ele moraria com ela. Em sua Mansão, na qual residia somente ela e seu pug de estimação.

Antes dessa primeira noite acabar, ao se preparar para dormir Liz encontra algo debaixo de sua cama. Um relicário de prata (que ela decide chamar de Camafeu) que contém a foto de uma mulher e uma criança. A casa estava vazia quando chegaram, dava pra ver que tinha sido deixada por outra família. Então como esse objeto ainda estava ali? Quem eram as pessoas das fotos? O que significava tudo aquilo?

No dia posterior, passadas as apresentações iniciais dos novos moradores, de como funciona a "colônia", seu modo de vida e os ideais de Caroline para os jovens e como lidar com suas habilidades, os 5 adolescentes se encontram na escola e os novatos começam a entender melhor o porquê estão ali. Menos Liz que ainda não entende o motivo de sua mudança, já que não tem nenhum "poder"...pelo menos por enquanto.
Não vou me alongar muito nas aventuras que esses jovens vivenciam. Pois haverá muitos segredos e mistérios a serem revelados envolvendo suas próprias vidas e sobre o local e o porquê estão ali. Eles acabam por descobrir que uma vez que vão embora de Miramar, numa saída repentina e silenciosa, não voltam mais. Nem sabe pra onde essas pessoas vão. Vale muito a pena se deixar levar na fantasia que esse livro te leva.

A Narrativa de As Crônicas de Miramar e o Camafeu de Prata é envolvente, pois é divertida, simples e atual. Há muitas referências musicais de celebridades, filmes e séries, o que nos deixa totalmente à vontade e arranca até algumas risadas.

É fácil durante a trama se pegar torcendo para que a amizade prevaleça, a união e o respeito dentro da família. Para que o preconceito contra a diversidade seja vencido, e a igualdade das raças possam ser um tema a qual nem precisasse mais de discussão.

Agradeço o carinho e a atenção dos autores e os parabenizo pela obra.
Conheça-os melhor e adquira o livro clicando AQUI

Espero que tenham gostado...e bjo na alma ;)


15 comentários:

  1. Oie,

    O livro para ter um estilo meio x-men ou é impressão minha?? Amei sua resenha e o livro parece ótimo.

    Beijos

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tipo isso...eles até citam X-Men.
      Só que mais divertido,e com a nossa linguagem.
      E sim,é ótimo!

      Excluir
  2. Gostei bastante da sua resenha, e gostei bastante do livro, já quero ler e descobrir tudo sobre Miramar. Eu acho que esse lugar tem algum mistério grande envolvido!

    Beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Nazaré ;)
      Miramar está repleta de mistérios...esperando o próximo livro pra continuar os desvendando.
      Bj

      Excluir
  3. Ai meu deus, comecei a ler esse hoje e já estou amando, sua resenha me deixou mais curioso ainda. Ótimo post, parabéns.

    meninoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Rodrigo!
    Resenha excelente, amei! Amo fantasia e pelo visto essa parece ser muito bem escrita e bem criativa! Pretendo ler em breve! Adorei!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Nath!
      O Livro é muito criativo sim!
      vale a pena!
      Bjo

      Excluir
  5. Oi Rodrigo, ótima resenha. Impressionante como resenha bem feitas e estruturadas, me fazem gostar de livros com gêneros que não são meus favoritos.
    Parabéns!
    Beijos, Bru - www.naoemprestolivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Bru!
      Não só tento fazer bem feita,como faço com todo carinho!
      Bjo

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá, gostei muito da resenha ultimamente meus gêneros literários estão mudando e estou amando isso.
    Beijos^^

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Nesse livro você pode encontrar vários gêneros diferentes...é muito bom!

      Excluir
  8. Essa capa é bem linda e a história parece incrível.
    Tu escreves muito bem, Rodrigo.
    Parabéns pelo texto e pela parceria!

    PS. Já me empresta depois, quando minha pilha de leituras pendentes baixar kk

    ^^
    http://coolturalblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Darei um jeito de lhe emprestar! hahaha
      Espero que goste tanto o quanto eu gostei!
      Bj

      Excluir

TWITTER