terça-feira, 17 de novembro de 2015

RESENHA : "Passarinho" Crystal Chan

Olá Lindos Leitores!
Trago-lhes hoje a Resenha deste livro que já estava na minha WhishList e finalmente chegou a vez dele.



Joia é uma menina de 12 anos que mora com o Pai,a Mãe e o Avô. Vivem numa cidadezinha pequena chamada Caledonia,no estado de Iowa,que tem atrações e serviços bastante limitados.Aquele tipo de cidade onde todos se conhecem.Todos!Qualquer acontecimento vira notícia.Com a Família de Joia aconteceu...e vou lhes contar o Porquê.

Joia tinha um irmão chamado John. O Garoto fora apelidado pelo Avô de "Passarinho",pois John desejava e acreditava que podia voar.Todos o adorava,principalmente o avô,no qual o estava acompanhando neste fatídico dia. Os dois brincavam num Penhasco que existe na Cidade,pouco próximo a casa deles. Mas uma tragédia,a maior de suas vidas,aconteceu.Passarinho se jogou do penhasco,e obviamente,morreu!Enquanto tudo isso acontecia, A Mãe de Joia estava dando a luz...por acaso,de surpresa,em casa.Joia nasceu no dia da morte de seu Irmão.

Desde então sua família nunca mais foi a mesma. O Avô parou de falar totalmente. A Mãe e o Pai parecem não se recuperar jamais do Luto. E Joia que nunca conheceu o irmão,mas vive na família as consequências da sua perda é provavelmente a que mais sofre.A Casa vive em Silêncio.O Avô mudo.A Mãe sempre estressada e O Pai cheio de manias altamente supersticioso.Eis um dos motivos da família de Joia ser bastante conhecida na cidade. Excluindo a Mãe que é de origem mexicana,o Pai e o Avô são de origem jamaicana. Então eles carregam uma mistura de culturas muito forte.Se diferenciando dos outros na cidade pelos costumes,raça e tradições.

O Pai cultiva plantas,e árvores no seu quintal e sua descendência carrega alguma superstições bem diferentes. Por exemplo, eles acreditam que há um espírito do mal que atormentam as pessoas e vivem escondidos,principalmente em árvores chamado Duppy. Ele acha que foi um Duppy que induziu Passarinho a se jogar do Penhasco,apesar de todos culparem o Avô pela morte do menino,inclusive o próprio se culpa por ter o iludido dizendo que podia voar.

Na Noite do seu 12º Aniversário,que também é aniversário de Morte de seu irmão, Joia inquieta pelo seu sempre triste dia decide sair de casa rumo a uma árvore que ela adora escalar.Essa árvore fica na fazenda do Vizinho.Chegando lá ela toma um grande susto. Há um menino no lugar onde Joia costuma ir.Ela fica com muito medo. Aquela hora da noite,um menino sozinho na Árvore que nunca tem ninguém.Joia logo receia que o menino seja um Duppy. Mas ela não foge,fica ali esperando algo acontecer. Até que o garoto puxa conversa,e ao se apresentar uma curiosidade.Seu nome é JOHN.Isso! O mesmo nome do Irmão Falecido de Joia.

Ela fica um pouco tensa com a situação: Um menino desconhecido na "sua árvore",na noite de seu aniversário que tem o mesmo nome do Irmão que Morreu naquele mesmo dia há 12 anos atrás. Bem Louco né!? Mas o mais interessante é que o Menino é bem legal e dali nasce uma grande amizade. Ele é sobrinho do dono da Fazenda  e está passando um tempo na casa do Tio,por isso eles não se conheciam ainda.Desde  então eles estão sempre se vendo,se conhecendo até que sua amizade se fortalece e viram confidentes. Joia confia a ele um segredo que ninguém mais sabe: Ela sempre visita o penhasco que o irmão morreu.Tem uma ligação muito forte com o lugar,com a terra,as plantas...as pedras. Mas os pais nem sonham que ela vá pra lá.Se Soubessem proibiriam Joia na mesma hora.

Ela leva seu novo amigo para sua família conhecer.A Mãe é bem receptiva,e se mostra bem simpática até.Coisa que a filha até estranha ver a mãe sendo tão legal e sorrindo com ela,quando está na companhia dele. Mas o Pai e o Avô não vão muito com a cara de John.Ambos se apegam aos costumes ancestrais e desconfiam que o menino seja um Duppy, o que gera na amizade deles várias dificuldades.

A Vida de Joia não é fácil. E é esse drama que o livro passa. O quanto afeta as cicatrizes de uma família na criação de um filho? Até quando as dores da perda vai gerar problemas na vida dos pais? Essa narrativa as vezes soa bem infantil,mas é de propósito.Até porque a história tá sendo contada pela visão e uma criança de 12 anos.Quantos problemas de aceitação,quanta carência de carinho,amor,atenção essa menina não passa!?


É Uma história bem delicada de se lidar. Infelizmente as dificuldades vividas por Joia e seus pais fazem parte do cotidiano em várias famílias que passam por esse tipo de perda. E Muitas vezes toda essa dor,todo esse sofrimento se reflete no outro filho.O que sobrara,ou o que virá depois.

Nunca tinha lido um livro com esse tema sendo abordado,e confesso me arrancou sentimentos meio contraditórios. Como no caso de compreender o quão difícil deve ser lidar com a perda,mas também sentir que precisa seguir em frente e não esquecer do resto da família e da culpa que aquelas pessoas NÃO TEM de tudo que aconteceu.

Alguma lágrimas rolaram no final,confesso. É um livro lindo,tocante,intenso e que definitivamente vale a penas ser lido!

Espero de coração que tenham gostado e um grande beijo!
Segue alguns quotes interessantes do Livro.

"A Maioria das pessoas não vê o que está bem à sua frente porque não sabe o que procurar. E Quando passa a saber, ficam se perguntando como não viram aquilo antes."

"É quase como se tivéssemos medo das palavras.Elas pairam no ar,sem serem ditas,e quando percebem que serão utilizadas,murcham e morrem."

"Nunca me dei conta de que segredos poderiam ser mais pesados do que uma mochila cheia de tijolos"




10 comentários:

  1. Olá, este livro está na minha listinha a um tempinho, havia até me esquecido dele. Adorei sua resenha, já vi que terei fortes emoções, beijos
    http://dicasdaisacereser.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que estória diferente, acho que nunca li nada parecido. Achei a resenha forte, e me peguei pensando em vários aspectos dessas perdas e das relações familiares, o quanto herdamos do nosso meu social e sequer notamos o fardo. Fiquei curiosa pra saber o desenrolar da estória.
    Arrasou na resenha, Beijos Bru - www.naoemprestolivros.com.br

    ResponderExcluir
  3. :O , que estória interessante! Gostei da resenha, o livro também me interessou .

    http://bellapagina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    Sua resenha ficou ótima. Esse tipo de livro é lindo, mas é de partir o coração. O bom é que a gente sempre consegue tirar uma lição de vida deles.

    Beijos

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Rô <3
    Se antes eu já queria ler esse livro pela capa, agora que quero mesmo! Não sabia muito da história e amei saber mais *-* Socorro amei <3 Sua resenha está perfeita! Pelo visto vale muito a pena ler. É uma história cheia de lições e é intensa. Está na wishlist!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.worpress.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei a sua resenha! Achei a temática do livro bem interessante, e sempre tinha achado a capa dele linda mas não sabia do que se tratava. Vou aproveitar e colocá-lo na minha lista do Black Frida <3

    Beijos,
    Bia.

    www.nasuaestanteblog.blogspot.com | @NaSuaEstante_

    ResponderExcluir
  7. Uaaal!!
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas só a capa já me chamou a atenção Hahahah
    http://quetal-carol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. OMG, que livro mais incrível e emocionante ao mesmo tempo, podia me dar ele neh? KKKK, já adicionei na lista da Black Friday. Ótimo post, parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Depois que li "Claros Sinais de Loucura" e "O Sol é para Todos", tanto "Passarinho" com "Passarinha" entraram para a lista dos livros que preciso ler para ontem.
    Já pude perceber que as críticas sempre são positivas, o que só aumenta minha ansiedade.

    Parabéns e obrigado pela dica!

    https://coolturalblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?

    Esse livro está na minha lista de leitura faz bastante tempo e quando vi que você tinha resenhado corri para ler. Sua resenha fiou incrível, me deixou com mais vontade ainda de ler!

    Beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

TWITTER