quinta-feira, 22 de outubro de 2015

INDICAÇÃO : "Depois daquela Viagem" - Valéria Piassa Polizzi


No tom coloquial próprio dos jovens, ´Valéria Polizzi´ relata com bom humor e descontração as farras com a turma de amigos, a dúvida entre ´ficar´ ou namorar, o despertar da sexualidade, a angústia diante do vestibular e muitas coisas que atormentam qualquer adolescente. Tudo isso seria perfeitamente natural se não fosse por um pequeno detalhe que iria fazer uma enorme diferença: Valéria contraiu AIDS aos 16 anos porque, segundo ela mesma, ´transei sem camisinha´. Diário de bordo de uma jovem que aprendeu a viver com AIDS. A autora mostra como, de repente, por causa de quatro letrinhas, sua vida passou por uma reavaliação radical. Ela expõe, sem meias palavras, como a doença mexeu com sua cabeça e com os seus sentimentos, ficando claro a sua resolução de preservar sua condição de ser humano a qualquer custo.

Seu nome é Valéria. O ano é 1987. Você é uma garota de 16 anos. Tem sua primeira relação sexual e contrai HIV. Chocante? Curioso? Interessante?
Pois essa é a história de Valéria Piassa Polizzi,autora e protagonista de "Depois daquela viagem"

Valéria viaja com a família pra Argentina num cruzeiro luxuoso no natal de 1986. Lá ela conhece um rapaz,brasileiro. Rola paquera e eles trocam telefone. Já de volta pro Brasil, eles se conhecem e começam a namorar. Com alguns meses de "namorinho de porta" o namorado de 25 anos de idade acha que já está mais do que na hora deles transarem. 
Pronto. Valéria tem sua esperada e péssima primeira vez.Não sabe como começou, nem como terminou. Na época, as pessoas não eram tão familiarizadas com a camisinha como é hoje. Mas eles não usaram principalmente porque segundo o dito cujo era "coisa de puta". E AIDS "coisa de veado". Já dá pra ter uma ideia da índole dessa criatura. E desde então as coisas só pioram e Valéria chega a ser violentada por ele...várias vezes,Pelo seu namorado 10 anos mais velho.


Você não consegue imaginar por tudo que Valéria passou em tão pouco tempo. A descoberta da doença, a confusão com todos os sintomas, sua vida na escola, família, amigos,...muita coisa!

O mais maravilhoso desse livro é que parece que você virou o melhor amigo da autora e ela tá lhe contando tudo que tem acontecido com ela nos últimos anos. Sem poupar gírias, palavrões... Desabafos!!! Risos e Lágrimas são garantidas.

Essa é uma obra M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A que todo ser humano devia conhecer. A personagem é engraçada, louca,fofa e uma GUERREIRA!
Eu li quando tinha 14 anos e desde então esse livro é de longe um dos meus preferidos.
É aquele tipo de livro que dá vontade de sair na rua mandando as pessoas lerem!

A Edição do livro é super legal,contém entrevista,comentários e fotos da autora no final.
Atualmente ela ainda escreve e dá palestras.

Espero que tenham curtido a indicação! Bjos na alma

11 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas pela sua resenha ele parece ser maravilhoso! É ótimo quando autores nacionais são bons assim e sambam na cara de quem acha que só gringo escreve bem. E com uma história dessas, tô apaixonada e ainda nem li kkk

    http://www.umleitornooceano.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é apaixonante mesmo! Recomendo eternamente! :)

      Excluir
  2. Não conhecia o livro e nem a autora, mas sua resenha me deixou com bastante curiosidade para ler. Parabéns!

    Beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu também não conhecia o livro e nem a autora. Parece uma história tensa, mas necessária de ser contada.

    Beijos

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato não é uma história fácil. Mas é uma lição de vida.

      Excluir
  4. Olá
    Não conhecia a história, mas pela resenha parece ser daqueles livros que deixam marcas.
    Até Mais

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me deixou marcas sim. Quem o lê com certeza se sente tocado

      Excluir
  5. Nossa, me arrepio essa resenha. Não conhecia o título e nem a autora, mas estou desejando ler esse livro com toda certeza. Parabéns!
    Beijos, Bru
    www.naoemprestolivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Espero o dia que você o lerá. bjos

      Excluir
  6. Olá Rodrigo!
    Já havia visto a capa desse livro, mas não sabia nada sobre ele. Achei super interessante a premissa! É uma trama forte e apesar de se passar anos atrás, trata de assuntos que ocorrem até hoje! Uau amei! Parabéns! Com certeza entrou para minha wishlist!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir

TWITTER